domingo, 29 de janeiro de 2023

Com inflação de 95%, economia da Argentina é elogiada por Lula

Presidente Lula diz que Argentina terminou 2022 ‘em situação privilegiada’ na economia; inflação no país é de 95%

Brazil's President-elect Luiz Inacio Lula da Silva meets Argentina's President Alberto Fernandez, in Sao Paulo
© Esteban Collazo/Argentine Presidency/Direitos reservados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na última segunda-feira (23), em discurso na Casa Rosada, durante encontro com o presidente argentino, Alberto Fernández, que o país vizinho teve bons resultados no ano passado em três áreas: economia, política e futebol.

“A Argentina terminou o ano de 2022 em uma situação privilegiada. Não apenas na economia, na política, mas no futebol. Pela primeira vez, torci para a Argentina ser campeã do mundo, porque eu achava que o Messi não poderia terminar a carreira dele sem ser campeão do mundo”, afirmou o petista. (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO).

Ao contrário do que disse o presidente, no entanto, a Argentina fechou o ano passado com uma inflação de 95%. Trata-se do maior nível em três décadas. Outro dado alarmante: a pobreza está perto de 40%. Na política, há uma profunda divisão social e parte significativa da população está insatisfeita com os rumos do país.

Na mesma entrevista, o presidente Lula disse que o BNDES voltará a financiar obras em outros países, como ocorria nos governos passados do PT.  “O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais no Brasil, vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior, para que os países vizinhos possam crescer e vender o resultado desse crescimento para o Brasil”, disse.

Assista o vídeo:

Agenda Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário