domingo, 15 de janeiro de 2023

Após queda de avião, 68 corpos foram resgatados e 4 pessoas estão desaparecidas

Nepal suspende temporariamente buscas após queda de aeronave que matou ao menos 68 pessoas

Avião transportando 72 pessoas caiu na cidade turística de Pokhara neste domingo (15); autoridades ainda procuram quatro desaparecidos

Operações de buscas no Nepal após queda de avião transportando 72 passageiros.
Operações de buscas no Nepal após queda de avião transportando 72 passageiros. Reuters

As autoridades do Nepal suspenderam as operações de busca no local em que caiu um avião transportando 72 passageiros – ao menos 68 mortes já foram confirmadas neste que é o pior acidente aéreo no país em três décadas.

O porta-voz do aeroporto da cidade turística de Pokhara, onde o voo da Yeti Airlines caiu, explicou que as buscas foram suspensas temporariamente por conta da escuridão no local. O Nepal está 8 horas à frente do horário de Brasília.

As autoridades retomarão as atividades nesta segunda-feira (16) pela manhã.

A Yeti Airlines anunciou que todos seus voos que estavam agendados para esta segunda foram cancelados depois do acidente.

A autoridade de aviação civil do Nepal informou que pelo menos 68 pessoas morreram, neste domingo (15), quando um voo doméstico caiu em Pokhara – o pior acidente aéreo no pequeno país do Himalaia em três décadas.

Centenas de equipes de resgate estavam vasculhando a encosta onde o voo da Yeti Airlines, transportando 72 pessoas da capital Katmandu, caiu.

A TV local mostrou equipes de resgate lutando em torno de seções quebradas da aeronave. Parte do solo perto do local do acidente estava em chamas.

Avião cai em Pokhara, no Nepal 15/01/2023
Avião cai em Pokhara, no Nepal 15/01/2023 / ANI

O acidente é o mais mortal do Nepal desde 1992, mostrou o banco de dados da Aviation Safety Network, quando um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu, matando todas as 167 pessoas a bordo.

O avião fez contato com o aeroporto de Seti Gorge às 10h50 (02h05, no horário de Brasília), informou a autoridade aeronáutica em comunicado. “Então caiu.”

“Metade do avião está na encosta”, disse Arun Tamu, morador local, que disse à Reuters que chegou ao local minutos depois que o avião caiu. “A outra metade caiu no desfiladeiro do rio Seti.”

Khum Bahadur Chhetri disse que assistiu do telhado de sua casa enquanto o vôo se aproximava.

“Eu vi o avião tremendo, movendo-se para a esquerda e para a direita e, de repente, seu nariz mergulhou e caiu no desfiladeiro”, disse Chhetri à Reuters, acrescentando que moradores locais levaram dois passageiros para um hospital.

O governo criou um painel para investigar a causa do acidente e deve apresentar um relatório dentro de 45 dias, disse o ministro das Finanças, Bishnu Paudel, a repórteres.

Série de acidentes

Quase 350 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal – lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest – onde mudanças repentinas no clima podem criar condições perigosas.

A União Europeia baniu as companhias aéreas do Nepal de seu espaço aéreo desde 2013, citando preocupações de segurança.

Os passageiros da aeronave bimotor ATR 72 incluíam duas crianças e quatro tripulantes, disse o porta-voz da companhia aérea Sudarshan Bartaula.

Entre os passageiros estavam cinco indianos, quatro russos e um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino.

A viagem para Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal escondida sob a pitoresca cordilheira Annapurna, da capital Kathmandu é uma das rotas turísticas mais populares do país do Himalaia, com muitos preferindo um voo curto em vez de uma viagem de seis horas estradas montanhosas.

O porta-voz do aeroporto de Pokhara, Anup Joshi, disse que a aeronave caiu ao se aproximar do aeroporto, acrescentando que o “avião cruzou a 12.500 pés e estava em uma descida normal”. O tempo no domingo estava claro.

O site de rastreamento de voos FlightRadar24 disse no Twitter que a aeronave da Yeti Airlines tinha 15 anos e estava equipada com um transponder antigo com dados não confiáveis. Acrescentou que o último sinal do transponder foi recebido às 02h12 (horário de Brasília) a uma altitude de 2.875 pés acima do nível médio do mar.

O Aeroporto de Pokhara está localizado a cerca de 2.700-2.800 pés acima do nível médio do mar, de acordo com o FlightRadar24.

O ATR72 da fabricante de aviões europeia ATR é um avião turboélice bimotor amplamente utilizado, fabricado por uma joint venture da Airbus e da italiana Leonardo. A Yeti Airlines possui uma frota de seis aviões ATR72-500, de acordo com seu site.

“Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação quanto o cliente”, disse a empresa no Twitter, acrescentando que seus primeiros pensamentos foram para os afetados, após terem sido informados do acidente.

A Airbus e a Leonardo não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Em seu site, a Yeti se descreve como uma operadora doméstica líder. Sua frota é composta por seis ATR 72-500s, incluindo o que caiu. Ela também é dona da Tara Air, e as duas juntas oferecem a “rede mais ampla” do Nepal , diz a empresa.

Léo Lopes da CNN, com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário