segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Todos os municípios da Paraíba deram vitória a Lula

Lula derrota Bolsonaro nas 223 cidades da Paraíba; João Pessoa e Campina Grande tiveram menor diferença

Ex-presidente Lula durante ato político em Campina Grande no mês de agosto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não venceu em nenhum município da Paraíba nas eleições deste ano. O ex-presidente Lula (PT), principal adversário do chefe do executivo federal, foi o mais votado nas 223 cidades do estado.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TSE), Lula obteve 1.554.868 dos votos, o que representa a preferência de 64,21% do eleitorado paraibano. Já Bolsonaro, foi votado por 717.416 eleitores do estado, totalizando 29,62%. Ciro Gomes (PDT) somou 3,15% e Simone Tebet (MDB) 2,36%.

Apesar da derrota em todo estado, Bolsonaro conseguiu diminuir a diferença para Lula em João Pessoa e Campina Grande, os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba. Na capital, o petista teve 47,38% contra 44,48% do presidente. Já na Rainha da Borborema, o ex-presidente somou 49,20% contra 42,48% de Bolsonaro.

Transferência de votos 

Apesar de serem os mais votados entre os paraibanos, Lula e Bolsonaro não conseguiram levar os seus apadrinhados políticos para o segundo turno.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que se apresentava como “o candidato do petista na Paraíba”, ficou em quarto lutar na disputa pelo Palácio da Redenção. Já Nilvan Ferreira (PL), representante do bolsonarismo ficou na terceira colocação.

Os mais votados foram João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário