terça-feira, 11 de outubro de 2022

“Pesquisa é um retrato momentâneo da realidade”, diz comentarista da GloboNews

Fernando Gabeira sobre pesquisa realizada pelo Instituto Ipec: 'Estabilidade, mas resta saber se também na realidade'

Para o comentarista da GloboNews, Fernando Gabeira, 'a pesquisa é um retrato momentâneo da realidade'

Estado de Minas
 (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
(Crédito: redes sociais/Reprodução)

Ao analisar pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (10/10), o comentarista da GloboNews Fernando Gabeira avaliou que, apesar da estabilidade dos números em relação à rodada anterior, “resta” saber se a estabilidade é também na “realidade”.

Para Gabeira, “a pesquisa é um retrato momentâneo da realidade”.

“A pesquisa não tem previsão, mas ela diz alguma coisa. Temos que considerar os vários fatores que entram na próxima semana, como por exemplo, o comportamento dos candidatos."

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10/10) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% dos votos válidos contra 45% de Jair Bolsonaro (PL).No cenário de votos totais, o petista aparece com 51% das intenções de voto, o atual presidente tem 42%, 5% dos entrevistados declarou votar branco ou nulo e 2% não sabem ou não responderam.

Esta é a segunda pesquisa do Ipec no segundo turno. Em relação ao primeiro resultado, divulgado em 05 de outubro, Lula e Bolsonaro mantiveram os mesmos percentuais considerando os votos válidos, sem contabilizar brancos, nulos e indecisos. No cenário de votos totais, o petista manteve os 51% e Bolsonaro caiu um ponto percentual, oscilação dentro da margem de erro.

As entrevistas foram feitas entre sábado (08/10) e segunda-feira e a margem de erro é de dois pontos percentuais. O Ipec ouviu 2 mil pessoas em 130 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02853/2022.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário