domingo, 30 de outubro de 2022

Estado de São Paulo será governado por Tarcísio de Freitas

Candidato do presidente Jair Bolsonaro, republicano Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo


Captura de tela 2022 10 30 184002 - Candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo
Tarcísio de Freitas - Foto: Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Alma Preta

O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi eleito governador de São Paulo após vencer o segundo turno das eleições neste domingo, 30, segundo projeção do Instituto Datafolha. Ele disputava o cargo contra o ex-prefeito da capital, Fernando Haddad (PT).

Com 39,07% das urnas apuradas, às 18h31, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tinha 56,74% dos votos válidos, ante 43,26% de Fernando Haddad (PT).

O pleito também refletiu a disputa nacional pela Presidência, com os candidatos grudados em seus respectivos padrinhos no cenário nacional – Haddad com Lula (PT) e Tarcísio com Bolsonaro (PL).

Com a vitória do ex-ministro, Jair Bolsonaro consegue um importante aliado no maior colégio eleitoral do Brasil e rompe a hegemonia do PSDB, que governava o estado há 28 anos.

Quem é Tarcísio de Freitas

Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, tenta se eleger para o primeiro cargo público de sua carreira política. Militar da reserva, foi engenheiro do Exército Brasileiro e atuou como ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro (PL).

Apesar do vínculo com o atual presidente, ele também integrou o governo Dilma Rousseff (PT), quando, indicado pelo general Jorge Fraxe, assumiu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A nomeação ocorreu após uma crise provocada por denúncias de corrupção no órgão em 2011.

Com o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, Tarcísio recebeu outra função no governo de Michel Temer (PMDB), e se tornou secretário de coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ligado à Presidência da República. Ele permaneceu no cargo até o final de 2018. Depois, assumiu o Ministério da Infraestrutura no governo Bolsonaro. 

Fonte: polêmica paraíba com terra - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário