quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Morte da Rainha Elizabeth II é confirmada

Palácio de Buckingham confirma morte da Rainha Elizabeth II aos 96 anos de idade, nesta quinta-feira, 08 de setembro

WhatsApp Image 2022 09 08 at 14.56.37 - URGENTE: Morre aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II 

A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08/09), aos 96 anos de idade. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham. “A rainha morreu em paz, no Palácio de Balmoral, nesta tarde (08/09). O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

Na terça-feira (06/09), a monarca empossou a nova primeira-ministra Liz do Reino Unido, Liz Truss. Por ordens médicas, a soberana cancelou toda a sua agenda de compromissos nos últimos dias. Ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava as férias.

A morte da rainha comove o mundo. Elizabeth completou 96 anos em abril. Ela esteve à frente do trono britânico há 70 anos. Do casamento com o príncipe Philip ao longo de mais de sete décadas, a majestade teve quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. No último ano, a monarca enfrentou outros problemas de saúde, como um problema nas costas que dificultava sua mobilidade.

Com a morte da monarca, quem assume o trono é seu filho mais velho, Charles. Aos 73 anos, o príncipe de Gales já vinha desempenhando importantes papéis desde que sua mãe mostrou sinais de que precisava ‘pisar no freio’.

Seguindo a linha de futuros reais da Inglaterra, o sucessor de Charles é o duque de Cambridge, o príncipe William.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 11.57.12 - URGENTE: Morre aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

Quando Elizabeth II nasceu, a coroa estava em poder de seu avô George V, que foi o primeiro membro da dinastia de Windsor, a ser coroado. Elizabeth era a terceira na linha sucessória da coroa, atrás de seu tio Edward e de seu pai George.

Em 1936 com a morte de seu avô, ascende ao trono, seu tio Rei Edward VIII, que abdicou antes de um ano, para casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono seu pai, o Rei George VI, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936.

Com 10 anos, Elizabeth torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. Elizabeth teve apenas uma irmã mais nova, Margaret Rose, a Princesa Margaret.

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres.

O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).

No dia 06 de fevereiro de 1952, com a morte precoce de seu pai, Elizabeth II, com 25 anos de idade, assume o trono. É coroada na Abadia de Westminster, no dia 02 de junho de 1953. Nesta data, a Rainha já era mãe de Charles e Anne. Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O príncipe Philip que se manteve na condição de consorte real, tornou-se Duque de Edimburgo.

E em 06 de fevereiro de 2022, Elizabethe II atingiu 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. o que significa que nunca antes na história um monarca britânico ficou tanto tempo no trono. A partir do dia 12 de junho do mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França – este com 72 anos e 110 dias de reinado). É também a monarca reinante mais idosa de todos os tempos.

Fonte: Vitor Azevêdo - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Vitor Azevêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário