sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Jogos Indígenas da Paraíba 2022

Mais de 30 aldeias participam dos Jogos Indígenas da Paraíba, iniciados na última quarta-feira (21) com disputas em cinco modalidades

Foto: Secom

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2022 foram abertos, na última quarta-feira-feira (21), com uma cerimônia realizada na Aldeia Jaraguá, localizada no município de Rio Tinto. O evento, que foi realizado pela última vez em 2019, contou com desfile dos representantes das mais de 30 aldeias participantes e apresentação do toré, que é uma dança típica dos povos indígenas, além do juramento do atleta e acendimento da tocha, bem como discursos na língua tupi.

O cacique Isaías Marcolino, da Aldeia Caeira e Lagoa do Mato, da Baía da Traição, foi o responsável pelo juramento do atleta, enquanto o cacique Aníbal Cordeiro, da aldeia anfitriã, fez o acendimento da tocha, chamada de fogo sagrado. Os índios, que fizeram apresentações culturais na solenidade, estarão competindo nas modalidades de: futebol de campo, futsal, natação no rio, canoagem e arco e flecha.

Foto: Secom

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Zezinho Botafogo, enfatizou a emoção em ver os Jogos retornando. “Presenciar a alegria de cada índio e índia aqui presente deixa qualquer um emocionado, após o momento pandêmico que atrapalhou o calendário esportivo e com os Jogos Indígenas não foi diferente”, frisou.

O cacique geral das aldeias potiguaras, Cacique Sandro, lembrou em realizar uma homenagem ao Pajé Francisco, da Aldeia São Francisco, que faleceu no início deste ano. “O Pajé Francisco sempre esteve presente nas edições desses Jogos e valorizava demais o evento e, por isso, merece essa homenagem porque era o maior líder religioso dos povos potiguaras”, disse Sandro.

Foto: Secom

PB Agora com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário