quarta-feira, 31 de agosto de 2022

“Virada Cultural Amazônia de Pé”

João Pessoa, capital da Paraíba, realiza Virada Cultural pela Amazônia; veja programação

Uma grande mobilização nacional em defesa da Amazônia será realizada entre os dias 03 e 10 de setembro com centenas de programações culturais gratuitas. Espalhados por todo o território brasileiro, a “Virada Cultural Amazônia de Pé” foi criada pela ONG NOSSAS e mais 180 outras organizações, coletivos e movimentos do clima e meio ambiente.

Em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro, a Virada promove shows, cine-debates, barquiatas, saraus, passeios de bicicleta, entre outras atividades, com objetivo de chamar atenção da população brasileira para a proteção da floresta amazônia, que vem batendo recordes de desmatamento.

A programação dos sete dias de Virada Cultural Amazônia de Pé está disponível em http://virada.amazoniadepe.org.br. Dentre as mais de 450 atividades, dois grandes festivais pretendem chamar a atenção da população e da mídia para a proteção da floresta. O festival Amazônia de Pé, realizado no dia 04 de setembro, no Rio de Janeiro, abre a programação com shows de Geraldo Azevedo, Felipe e Manoel Cordeiro, Nic Dias, Silvan Galvão, Carimbloco, o rapper BK, entre outros.

O palco será armado nos jardins do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM/RIO), que também recebe programação infantil, feira e exposição de arte. Encerrando a semana, no dia 10, o Palco Amazônia de Pé finaliza a programação no Festival ManiFestar em Santarém, promovendo encontros da música amazônica.

O evento integra diferentes públicos com teatro infantil, carimbó, além de shows coletivos de trap e música popular paraense, como o esperado encontro das Suraras do Tapajós com Thaline Karajá e Maria Gadú. Além dos festivais, outras cidades brasileiras, desde capitais até pequenas vilas, terão eventos que participam da Virada Cultural Amazônia de Pé. Na beira do Rio Guamá, no Pará, o coletivo Climátikas Ouremenses organizou um festival cultural que celebra os artistas da cidade de Ourém e discute a importância de preservar o meio ambiente.

“Nosso coletivo tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população, estimulando-a a pensar em um futuro socialmente sustentável através da educação ambiental, arte e cultura. Sendo um coletivo do interior da Amazônia, o nosso dever é fazer com que essas informações cheguem aos que não têm acesso no nosso território”, explica o estudante em Ciências Biológicas e integrante do coletivo, Emerson Soares.

“O Dia da Amazônia já é um dia muito importante no Brasil, mas não é uma data que seja feriado no país inteiro. Ainda não é um dia em que todos os lugares pautam a Amazônia, como outras datas celebrativas no Brasil. A ideia é que, na semana do Dia da Amazônia, todos os equipamentos culturais, todos os artistas, onde quer que estejam, falem sobre a Amazônia. A gente acredita no poder da cultura de transformação social, de movimentar imaginários e atingir diversos territórios.

A cultura é capaz de ‘hackear’ os sistemas e através da voz da cultura a gente pode falar coisas que muitas vezes são censuradas. Historicamente, a cultura tem um papel muito importante em movimentos sociais e políticos”, afirmou Helena Ramos, coordenadora de produção e cultura da campanha Amazônia de Pé.

JOÃO PESSOA

Em João Pessoa, acontecerá o Amazone-se: virada cultural por uma Amazônia de pé. O evento acontecerá no dia 04 de setembro (domingo) das 14h às 19h no Centrô e contará com exposição audiovisual de artistas locais, bem como show de Yuri Carvalho e da DJ Luana Flores. Além disso, ao longo do evento estará acontecendo a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular.

“É um evento para toda a família e que busca trazer a temática para a nossa realidade, queremos alinhar cultura, arte e a consciência de que a nossa qualidade de vida passa pela preservação da Amazônia. Será uma tarde de celebração e conscientização.” Afirma Thalita Dantas, mobilizadora da Minha Jampa, ONG que está realizando a virada cultural aqui na cidade.

Participe da Virada Cultural e faça parte dessa grande maré pela sobrevivência da floresta e do planeta, pois a Amazônia é imprescindível para o equilíbrio ambiental e climático de todo o planeta. Para mais informações da Virada Cultural em João Pessoa, basta seguir o Instagram @minhajampa. Já para detalhes da ação nacional, basta acessar o site
https://virada.amazoniadepe.org.br ou seguir o Instagram @amazoniadepe_

PROGRAMAÇÃO

14:00h – início das exposições
15:00h – Roda de conversa sobre a campanha e o Projeto de Lei
16:00h – Show de DJ Luana Flores
17:30h – Show de Yuri Carvalho e Banda
*ao longo de todo o evento estará acontecendo a coleta de assinaturas e as exposições
audiovisuais.
*durante o evento estará acontecendo a venda de comidas e artesanato.

Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário