sábado, 13 de agosto de 2022

Jovem da cidade de Juru fotografa última superlua do ano

Fotógrafo juruense registra belas imagens da "Superlua de esturjão", fenômeno que pôde ser observado na noite de quinta-feira (11) e manhã de ontem (12)

Apaixonado por fotografia, um morador da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, registrou a última superlua de 2022, fenômeno chamado de ‘Superlua de esturjão’, que pôde ser visto no Brasil entre a noite de quinta-feira, 11, e a manhã desta sexta-feira, 12.

Trata-se do juruense Luis Alberto, um jovem de 25 anos de idade, que se encontrava na cidade Princesa Isabel - PB quando, por volta das 17h40, fez as imagens mostrando a Lua aparecendo maior e mais brilhante que o normal.

Ao Blog do Aryel Aquino, Luis Alberto contou que para fazer as imagens usou sua câmera Canon t3i, com a lente EF 75-300mm.

“Curiosidade legal é que usei um aplicativo chamado Stellarium pra saber a posição em que a lua ia aparecer e o horário exato”, revelou o jovem fotógrafo juruense.

Esta superlua de agosto, conhecida como ‘Superlua de esturjão’, tem o nome relacionado à época em que o peixe é encontrado em bastante quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.

As superluas acontecem quando a fase lunar cheia coincide com o perigeu, o ponto em que a Lua fica mais próxima da Terra em sua órbita elíptica; a distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 km, mas no perigeu, essa distância cai para aproximadamente 363.300 quilômetros. Durante o perigeu, a Lua parece ser 17% maior e 30% mais brilhante em comparação ao apogeu (quando a Lua fica mais longe da Terra.

Apesar do termo superlua não ser muito utilizado por astrônomos, na verdade o fenômeno proporciona um verdadeiro espetáculo para observadores na Europa, nos Estados Unidos e, claro, no Brasil - principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Veja imagens registradas pelas lentes do talentoso fotógrafo juruense:

Nenhum comentário:

Postar um comentário