segunda-feira, 4 de julho de 2022

Absenteísmo na Indústria

SESI Paraíba está em primeiro lugar no Brasil em redução de Absenteísmo nas empresas

Uma pesquisa sobre Absenteísmo na Indústria em 2021, realizada pela Unidade de Estudos e Prospectiva – UNIEPRO/ CNI revelou que a contribuição do SESI por meio de seus serviços gera impacto positivo na redução dos afastamentos nas indústrias.

O estudo teve como principal objetivo criar um indicador nacional que pudesse avaliar qualitativamente a percepção dos clientes do SESI em relação aos dias perdidos pelos trabalhadores por motivo de saúde no período de um ano.

O afastamento profissional é motivado por vários fatores, que acabam gerando o absenteísmo, caracterizado pela ausência do trabalhador do ambiente laboral, seja por motivo de doença, acidentes, ou mesmo por fatores comportamentais, gerando assim um comprometimento da produtividade e competitividade nas empresas.

No ano passado, o SESI Paraíba alcançou uma pontuação de 54,6 no levantamento realizado pela CNI, ficando acima do ponto de corte do indicador, que foi 50,1. Com isso o estado ficou em primeiro lugar entre todos os pesquisados. O resultado denota que as ações do SESI PB estão fazendo a diferença para o empresariado paraibano, promovendo ambientes saudáveis e seguros para os trabalhadores.

Entre os serviços oferecidos pelo SESI para as empresas que colaboraram para o alcance do resultado na pesquisa, estão as ações do SESI Viva+. Entre as indústrias que são atendidas, a redução do número de dias perdidos foi significativa, 16,7% das empresas informaram ter reduzido ou reduzido muito esse indicador.

E mais de 32% dos empresários que participaram da pesquisa disseram que o nível de consciência sobre saúde ocupacional e medidas de controle, prevenção e segurança no ambiente de trabalho aumentou depois da atuação do SESI.

E 49,6% dos dirigentes de empresas disseram que a Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada anualmente pelo SESI nas indústrias reduziram os afastamentos.

No período de julho a novembro deste ano, será realizada uma nova pesquisa, que terá novamente a participação do SESI Paraíba, que mantém o apoio as indústrias para reduzir os índices de absenteísmo, que apesar de não acabar, pode ser mantido em percentuais aceitáveis, por meio da promoção de ambientes seguros e saudáveis.

Informações adicionais sobre o Programa SESI Viva +, e as ações na área de Promoção de Saúde podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5388.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário