quarta-feira, 1 de junho de 2022

Perigo de grandes acumulados de chuvas na Paraíba

Defesa Civil Nacional alerta para risco de fortes chuvas na Paraíba até a próxima quinta-feira, 02 de junho 

Chuvas alagaram ruas de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba - (Foto: Roberto Targino)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, segue monitorando a situação das fortes chuvas que atingem o litoral do Nordeste brasileiro. Nesta terça-feira (31), as atenções estão voltadas, também, para a Paraíba. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do estado está em alerta laranja, que indica perigo de grandes acumulados de chuvas até esta quinta-feira (02).

De acordo com o Inmet, os acumulados podem ser de até 100 milímetros por dia. O normal para esta época do ano é que esse volume diário fique entre 20 e 30 mm. Com isso, o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em muitos municípios paraibanos é elevado. Entre as regiões que devem ser mais afetadas estão a Mata e o Agreste paraibanos, além das cidades de Borborema e João Pessoa.

“O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional está em alerta máximo e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line”, informa a meteorologista Rosane Duque Estrada Vieira. O Cenad também recomenda ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Os municípios afetados devem se cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário