sexta-feira, 10 de junho de 2022

Pacheco assume Presidência da República interinamente

Presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira e Hamilton Mourão viajam, e Rodrigo Pacheco assume a Presidência da República 

É a segunda vez que senador exerce o comando do país interinamente; senador deve viajar à Paraíba

Por Agência O Globo

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, ocupa a presidência até sábado
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, assume a presidência até sábado - Marcelo Camargo/Agência Brasil  

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumiu a Presidência da República na noite da última quarta-feira interinamente. O senador vai exercer provisoriamente o posto já que estarão fora do país tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto os primeiros na linha sucessória, o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Pacheco fica no cargo até sábado, quando Bolsonaro volta ao Brasil. O presidente viajou para a Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira. O senador assumiu a Presidência ainda na Base Aérea de Brasília, logo após Bolsonaro decolar para o exterior.

Para não ficarem inelegíveis, Mourão e Lira também deixaram o país. Os dois são candidatos ao Legislativo neste ano. Caso assumissem à Presidência nos seis meses antes da eleição, não poderiam participar da disputa. A situação é diferente para Pacheco, que, como senador, tem um mandato de oito anos e só concorrerá a um novo cargo eletivo em 2026.

Enquanto estiver fora da presidência do Senado, Pacheco será substituído pelo vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário