sexta-feira, 3 de junho de 2022

Defesa Civil de Campina Grande está em estado de alerta

Região de Campina Grande tem pelo menos três barragens com risco de rompimento e Defesa Civil inicia vistorias para evitar tragédias

O rompimento da barragem do Cajueiro, em Pocinhos, na Paraíba,  que arrastou cinco casas e deixou diversas pessoas desalojadas, deixou a Defesa Civil de Campina Grande em estado de alerta. Como forma de prevenir tragédias, ou acidentes semelhantes ao de Pocinhos, a DC, iniciou nesta quinta-feira (02), uma série de vistorias em reservatórios próximos de Campina, que correm risco de rompimento.

Em entrevista exclusiva ao site PB Agora, o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, revelou detalhes dos trabalhos. Segundo ele, existem pelo menos três barragens próximas de Campina Grande que oferecem risco de acidentes.

A inspeção começou por açudes de médio e pequeno porte, no vizinho município de Lagoa Seca, na localidade conhecida como Chã do Marinho e Sítio Covão. O trabalho está sendo feito em parceria com a Defesa Civil de Lagoa Seca.

O objetivo é alertar os proprietários desses reservatórios sobre a necessidade de manutenção para evitar desastres de grandes proporções.

“Nesse momento estamos com a equipe em Lagoa Seca, fazendo a inspeção de açudes de pequeno e médio porte, detectando algumas necessidades de intervenção e recomendando aos proprietários, a cerca da segurança desses reservatórios, a fim de evitar problemas sérios com relação rompimento e danos materiais, humanos e ambientais” explicou Ruiter Sansão.

O coordenador da DC, enfatizou que um reservatório bem cuidado, é garantia de segurança hídrica e armazenamento de água para vários meses.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário