quarta-feira, 4 de maio de 2022

Lula já vê aproximação de Bolsonaro pelo retrovisor

Na corrida presidencial, Lula e Bolsonaro já aparecem lado a lado no cenário espontâneo, aponta Instituto Paraná Pesquisas

O ex-presidente Lula da Silva (PT) já vê o presidente Jair Bolsonaro (PL) se aproximando, com perspectiva de ultrapassagem, na corrida pela Presidência da República. De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (04), os dois já aparecem lado a lado no cenário espontâneo.

Enquanto o primeiro tem 27,6%, o segundo fica com 25,2% da preferência dos eleitores, portanto, um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2%. É mais um levantamento que acende o sinal amarelo para a equipe do petista, que precisa chamá-lo às pressas para o pitstop eleitoral.

No mesmo cenário, Ciro Gomes (PDT) surge com 2,1% e André Janones (Avante) tem 0,4%, Sérgio Moro (União) 0,3% e João Dória (PSDB) 02,%. Outros nomes citados tiveram 0,5%. A terceira via segue bem atrás nessa corrida. Não souberam ou não responderam, 36,1%. Outros 7,5% votariam em branco ou nulo.

No cenário estimulado da disputa, a diferença entre os dois políticos também diminuiu, como mostraram outros levantamentos divulgados recentemente. Enquanto Lula tem 40,0%, o presidente Jair Bolsonaro aparece com 35,2%, uma diferença de menos de 5 pontos. A distância continua caindo.

Ciro Gomes tem 7,4%, João Dória 3,2% e André Janones 2,4%. Simone Tebet (MDB) tem 0,7%, Luciano Bivar (União), 0,7% e Luiz Felipe d’Ávila (Novo), 0,1%. Não sabem somam 3,5% e brancos e nulos, 7,2%. A pesquisa foi comemorada por bolsonaristas nas redes sociais. Silêncio na arquibancada petista.

Alguns analistas políticos preveem que até o mês de julho, Bolsonaro ultrapasse Lula nos levantamentos divulgados. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fez a mesma previsão em publicações recentes nas redes sociais e em artigos de opinião publicados no site Poder360.

Quem adotará a melhor estratégia para vencer a acirrada corrida presidencial? Eis a questão!

Agenda Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário