segunda-feira, 25 de abril de 2022

Pré-candidatos da 3ª via insistem no 'abraço de afogados'

FRUSTRAÇÕES DA TERCEIRA VIA: De Luciano Huck a Moro, grupo enfrenta desistências e busca nome de peso para enfrentar Lula e Bolsonaro

WhatsApp Image 2022 04 20 at 17.36.20 - FRUSTRAÇÕES DA TERCEIRA VIA: De Huck a Moro, grupo enfrenta desistências e busca nome de peso para enfrentar Lula e Bolsonaro

Mesmo com a polarização tomando conta do país, há quem acredite que a terceira via ainda tem chances de se sobressair nas eleições presidenciais de outubro. Nomes como Simone Tebet (MDB), João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Luciano Bivar (União Brasil) tentam se encaixar nas expectativas desta parcela do eleitorado.

A chamada terceira via é composta por políticos que se opõem tanto ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem um nome único, os presidenciáveis acabam captando apenas pequenas porcentagens do eleitorado cada. Até agora, nenhum candidato com essa direção conseguiu chegar aos dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto.

Ao longo de março, três pré-candidatos deste grupo desistiram de concorrer à Presidência da República: Sérgio Moro, Alessandro Vieira e Rodrigo Pacheco. Quando trocou o Podemos pelo União Brasil, o ex-juiz da Lava Jato se tornou ex-candidato ao Planalto.

O primeiro a pular do barco foi o apresentador Luciano Huck, o comunicador que até então tinha candidatura dada como certa, desistiu em junho de 2021 e renovou contrato com a Rede Globo, substituindo o apresentador Fausto Silva aos domingos na emissora.

Depois de meses trabalhando para ser o candidato do PSDB, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou, nesta sexta-feira, (22), apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo, João Doria, à Presidência da República. Eduardo Leite afirmou que respeita o vencedor das prévias do PSDB, e acredita que o partido “deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático”.

O aceno do presidenciável Ciro Gomes (PDT) da terceira via na última semana foi recebido com descrença — e sua integração ao grupo que pretende lançar uma candidatura única é vista como difícil.

O pedetista, por sua vez, insiste na aproximação e afirmou à Folha que “em uma mesa de negociação se discute tudo”.

O principal obstáculo apontado pelos demais partidos seria a falta de disposição de Ciro de abrir mão de sua candidatura caso a terceira via opte por outro nome.

Para outras legendas e pré-candidatos que também buscam os votos entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), Ciro teria que sinalizar desprendimento para sentar-se à mesa que hoje reúne União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania (os dois últimos acertaram uma federação).

TERCEIRA VIA SE REÚNE

O grupo de partidos planeja novo encontro nesta segunda-feira, dia 25 de abril. Dessa vez, além dos presidentes de PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania, também devem comparecer os pré-candidatos do grupo: João Doria, Simone Tebet e Luciano Bivar.

Será o primeiro encontro com os pré-candidatos de cada legenda em que, mais uma vez, devem ser discutidos os critérios para selecionar quem sairá como cabeça de chapa. A princípio, a definição do nome continua prevista para 18 de maio.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário