sábado, 16 de abril de 2022

Fim da cobrança de taxa extra na conta de luz

Termina neste sábado, 16, cobrança de taxa extra na conta de luz, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro no início do mês

c0f91a60 ce23 11eb ae2f 66a3f98f50d0 - Termina hoje cobrança de taxa extra na conta de luz

Termina neste sábado, 16 de abril, a cobrança de taxa extra na conta de luz, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no último dia 06.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e “o risco de falta de energia foi totalmente afastado”. Com isso, o governo federal antecipa o fim da bandeira de escassez hídrica, prevista para 30 de abril, que possui taxa no valor de R$ 14,20 por 100 kWh.

Fim da escassez hídrica

Criada em setembro do ano passado, a tarifa de escassez hídrica representou um aumento de quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que era aplicada antes. À época, o país vivia a pior crise hídrica em 90 anos.

Quando a medida foi anunciada, a previsão era de que ela ficasse em vigor até 30 de abril deste ano. Ainda em outubro do ano passado, o presidente Bolsonaro chegou a dizer que determinaria o fim da tarifa ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O objetivo das bandeiras tarifárias é remunerar o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto. As termelétricas passaram a ser utilizadas por causa da seca, que diminuiu o reservatório de hidrelétricas e prejudicou a geração de energia.

Fonte: UOL - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário