quarta-feira, 9 de março de 2022

Policial Civil denuncia suposto abuso de autoridade de PMs

‘Humilhado e agredido’: policial civil do Rio Grande do Norte acusa policiais militares paraibanos de abuso de autoridade em blitz

ALLYSON LEANDRO e1646865283293 300x278 - 'Humilhado e agredido': policial civil do RN acusa PM's paraibanos de abuso de autoridade em blitz; VEJA VÍDEO

Um policial civil que atua no Rio Grande do Norte informou, por meio das redes sociais, que foi vítima de um suposto abuso de autoridade por policiais militares paraibanos ao ser abordado em uma blitz, na última sexta-feira (04), no município de Jacaraú, onde reside. Allyson Leandro é paraibano, mas trabalha no estado potiguar e alega ter sido alvo de agressão e humilhação em uma abordagem.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, o policial afirma que parou na blitz, por volta das 22h, para pedir informações sobre um amigo, chamado Hilton, que trabalha na Polícia Militar, quando foi surpreendido de forma inesperada por policiais que estavam no local. Allyson Leadro fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Jacaraú, nesta quarta-feira (09), para informar o caso às autoridades.

Segundo ele, uma das policiais que trabalhava na blitz no momento do suposto abuso de autoridade, respondeu de forma irônica ao pedido de informação. Ele, então, perguntou novamente, dizendo que gostaria de falar com Sargento Hilton, que mora em Lagoa de Dentro. “Mas ela de forma irônica e grosseira, respondeu: ‘Sargento Hilton sou eu, mudei de sexo'”.

“Sem entender o motivo de tamanha arrogância, eu disse que não estava brincando e que queria apenas falar com o colega”, informou. Logo em seguida, os policiais militares teriam mandado Allyson sair do carro, que foi cercado. Ele, então, pegou um celular para filmar a abordagem, segundo ele, temendo abuso de autoridade.

Um dos policiais questionou Allyson por estar gravando a ação, quando teria o agredido com um soco no rosto. “O soco atingiu o celular e a gravação foi cortada”, disse. Ele afirmou que, apesar de ter se identificado “várias vezes”, foi agredido com socos e “coronhadas” na cabeça.

Um trecho da abordagem chegou a ser divulgada nas redes sociais pelos policiais que faziam a blitz, e que mostram Allyson supostamente se negando a cumprir a abordagem. No vídeo, uma policial afirma que Allyson desacatou a guarnição e puxou a arma de fogo para os policiais.

Nas redes sociais, Allyson afirma que o trecho mostra “ardilosamente” apenas o trecho final da abordagem, em que ele se recusava a cumprir uma ordem supostamente ilegal. Ele disse, também, que em nenhum momento sacou a arma de fogo.

Em resposta ao site Polêmica Paraíba, o secretário de segurança da Paraíba, Jean Nunes, informou que a Polícia Civil da Paraíba já tomou conhecimento e está apurando as circunstâncias do episódio envolvendo o policial Allyson. A reportagem solicitou nota à Polícia Militar sobre o caso. O texto será atualizado quando houver um posicionamento.

Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário