domingo, 13 de março de 2022

Como saber se o etanol é mais vantajoso na hora de abastecer?

Etanol ou gasolina? Com a alta dos combustíveis, saiba como calcular o preço antes de abastecer o carro 

Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

Com a nova alta já autorizada e constatada no preço da gasolina, anunciada pela Petrobras na noite desta quinta-feira (10), como saber se o etanol é mais vantajoso na hora de abastecer o carro?

Existe uma conta simples que qualquer condutor pode fazer na hora de decidir. Essa conta leva em consideração que o veículo consome mais etanol do que gasolina para rodar a mesma distância.

Como fazer a conta?

Em uma média geral, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina.

Na bomba, para saber qual vale mais a pena, o motorista deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.

Então:

Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7
Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção
Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso
Ou, em ‘matematiquês’:

Gasolina x 0,7
Se resultado < etanol, então escolha gasolina
Se resultado > etanol, escolha etanol
E qual vale a pena hoje?
Na média nacional, os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) davam um ‘nariz’ de vantagem à gasolina na semana passada.

Isso porque o litro da gasolina estava custando em média R$ 6,577 nos postos do país, enquanto o do etanol saía a R$ 4,615. Multiplicando o preço da gasolina por 0,7, o resultado é 4,6039 – um pouco abaixo do valor do litro do etanol. 

PB Agora com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário