terça-feira, 8 de março de 2022

Lugar de mulher é onde ela quiser

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lança campanha para mostrar exemplos de força das mulheres Paraibanas

Lugar de mulher é onde ela quiser, não é verdade? Não para as mais de 3 mil mulheres vítimas de violência física só aqui na Paraíba, em 2021. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa (ALPB) decidiu comemorar de forma diferente: refletindo sobre combate ao machismo e igualdade de gênero.

Com a ajuda de mulheres que lutam, diariamente, para trilhar um caminho mais igualitário e construir espaços mais justos para outras mulheres, a Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher da ALPB também apresentou a campanha Paraíba, Mulheres de Força.

“Essa é uma campanha extraordinária que a Assembleia está promovendo para que a gente possa evidenciar, um pouco, de milhões de mulheres anônimas que fazem a Paraíba acontecer, mesmo longe do Poder Público, cuidando da casa, dos filhos, do marido, do trabalho e da vida. É para essas mulheres que eu falo; é dessas mulheres que precisamos cuidar”, comentou a deputada Pollyanna Dutra, que presidiu a sessão especial.

A iniciativa tem como objetivo destacar a força da mulher paraibana através de histórias de personagens reais, mulheres da terra, de força, que lutam por uma vida melhor para elas e pelo coletivo.

Um site será lançado em breve onde essas histórias poderão ser contadas para que cada cidadã ou cidadão possa conhecer e votar na história que mais lhe inspirar. Até junho, as histórias mais votadas e analisadas por uma curadoria, que será formada pela ALPB, serão premiadas.

Para a embaixatriz da campanha, a atriz Mayana Neiva, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar diversas mulheres protagonistas de histórias reais e lutas genuínas. “Vamos olhar para essas mulheres, andar pela Paraíba toda e trazer essas narrativas para onde elas têm que estar. Que aqui, na Casa do povo, operando transformações no Estado. Para que a Paraíba pare de ser líder em violência doméstica, feminicídio, e para que a gente tenha vez e voz”, ressaltou Mayana Neiva.

Reflexões

A Sessão Especial contou com a participação de diversas mulheres referências na luta pela igualdade de gênero na Paraíba: Maria Goretti Pedrosa, presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL); Mayana Neiva, atriz e embaixatriz da campanha; Micheline de Oliveira, juíza auxiliar da vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba; Madalena Abrantes, sub-defensora pública; Rafaela Brandão, vice-presidente da OAB; Elísia Virgínia, vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa; Nena Martins, secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Contou, ainda, com a participação da diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação S/A (EPC), Naná Garcez; Amanda Virgínia, represente da Frente de Apoio à Habitação Popular; além dos deputados Chió e Cabo Gilberto, que secretariou os trabalhos.

“Eu sou a única representante da Câmara Municipal de João Pessoa. Fico triste com isso. Em Campina, somos 7 representantes”, lamentou Elísia Virgínia, antes de ser complementada pela sub-defensora pública, Madalena Abrantes: “O Dia Internacional da Mulher é um dia político, que se comemora a rotina árdua de nós, mulheres. Nós precisamos lutar por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes, mas totalmente livres”.

“Hoje, sem dúvida, foi o dia mais importante desta Casa. Não teve nenhuma sessão, até hoje, tão rica, tão oportuna, tão importante para a Paraíba”, finalizou Pollyanna Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário