segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

História de sucesso de um paraplégico da cidade de Juru - PB

Após ter a perna amputada por causa de um câncer na panturrilha, juruense é convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Beijing, na china 

Robelson Moreira Lula, juruense que teve a perna amputada por causa de um câncer na panturrilha, é convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno da China

O paratleta juruense Robelson Moreira Lula, que há 10 anos reside na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, é convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Beijing - China.

Robelson Moreira é natural da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, e tem 28 anos de idade. É filho adotivo de Maria de Lourdes Moreira e Sebastião Moreira Lula, ex-moradores do sítio Lambedor do Exu, uma região considerada erma e de poucos habitantes. Seus pais biológicos, eram Josefa Barros e o agricultor conhecido por 'Raimundo da Onça', já falecidos.

Ainda adolescente, com apenas 17 anos de idade, Robelson foi diagnosticado com câncer na panturrilha e, de 2005 a 2010, fez tratamento contra a doença no Hospital do Câncer, em João Pessoa, capital da Paraíba. A decisão final dos médicos foi pela amputação da perna direita acima do joelho.  

"Passei por um período de abatimento e depressão, mas nunca me entreguei. Encontrei na prática esportiva a razão para viver", disse Robelson ao Blog JURU EM DESTAQUE.

Robelson Moreira passou por um período de abatimento e depressão após ter a perna amputada por causa de um câncer na panturrilha

Na cidade de São Carlos (SP), onde o juruense Robelson Moreira reside desde 2011, ele descobriu a Unidade Saúde Escolar (USE) da UFSCar e passou a usar prótese e fazer fisioterapia. 

Inicialmente Robelson mirou na natação, mas começou no handebol em cadeira de rodas e atletismo. No atletismo conquistou, de 2013 a 2018, medalhas de salto em altura, em distância, e no lançamento de dardo, tanto nos Jogos Regionais como nos Jogos Abertos do Interior. No Handebol em cadeira de rodas, no mesmo período, de 2013 a 2018, ele competiu nos campeonatos Paulista e Brasileiro e, além dos títulos e pódios, foi eleito o melhor jogador no Campeonato Brasileiro de Handebol em 2015. Já no Campeonato Paulista, foi o artilheiro nas temporadas de 2013 a 2018. 

Em 2016 e 2017, no Circuito Caixa, Robelson conquistou medalhas de prata, premiações que o levaram ao 4º lugar no ranking brasileiro no salto em altura. 

Ao Blog JURU EM DESTAQUE, o paratleta Robelson Moreira falou da experiência e emoção de pisar na neve pela primeira vez, na Argentina 

Ao Blog JURU EM DESTAQUE o paratleta juruense falou da emoção e a experiência de pisar na neve pela primeira vez, em competições realizadas em outros países. 

"Em 2018, conheci a modalidade de 'Ski Cross Country' através do convite feito pelo esquiador Leandro Ribela, que ministrou uma palestra na UNICEP, onde estudo Educação Física", lembrou Robelson. 

"Aceitei o convite, me adaptei e, seis meses depois, pisei na neve pela primeira vez, na Argentina. Sete meses depois, participei da minha primeira Copa do Mundo, na Finlândia, tendo conquistado bons resultados como paratleta", destacou.

Convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijiing, na China, Robelson Moreira diz que levará no coração o nome de Juru, cidade onde nasceu, no Sertão da Paraíba

Classificado em 15º lugar no ranking 'Para Nordic Skiing', uma excelente colocação, e já convocado para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing, na China, que serão realizados em março de 2022, em dezembro Robelson começou a temporada de competições na Finlândia, em Vuokatti, onde fez prova de 5km e 10km e ficou em 21º e 15º lugares, respectivamente. Depois de também competir na Noruéga, em Lillehammer, ele se encontrava a semana passada na Suécia, em Ostersund, onde participou da Copa do Mundo que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro.

Após a Copa do Mundo da Suécia, de onde entrou em contato com o Blog JURU EM DESTAQUE, Robelson falou que iria para a Itália para se preparar para os Jogos de Inverno de Beijing, na China, que serão realizados no período de 03 a 14 de março. 

"Sonho sim em disputar uma paralimpíada e acho que tenho condições. Sou capaz e me dedico todos os dias. Deus me dará forças", disse.

"Com muito orgulho, estou levando o nome da minha cidade, onde eu nasci, Juru na Paraíba. Sei que não moro mais no Nordeste, mas sempre vou levar a cidade onde eu nasci no meu coração. Tenho orgulho de ser nordestino", finalizou.

Após participar da Copa do Mundo realizada nos dias 27 e 28 de janeiro na Suécia, Robelson Moreira viaja para a Itália onde se prepara para os Jogos Paralímpicos de Inverno da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário