quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Tavares: suplentes assumem mandato após cassação de vereadores

Vitória Marques e Batista de Cristina assumem amanhã mandatos de vereadores de Tavares cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)

Suplentes de vereadores pelo Partido Republicanos, Cristina Marques e Batista de Cristina tomam posse no cargo após a cassação de Pablo Dantas e Mikael Cordeiro - Foto: Reprodução

Após a cassação dos vereadores Pablo Dantas e Mikael Cordeiro (Branco da Viúva), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), por unanimidade, na última segunda-feira, 13, os suplentes Vitória Marques e João Batista (Batista de Cristina), ambos do Republicanos, assumirão os mandatos nesta sexta-feira, 17, às 11h00.

A solenidade de posse de Vitória Marques e Batista de Cristina acontecerá após a retotalização dos votos das eleições municipais de 2020 realizada no Cartório Eleitoral da 34ª Zona, em Princesa Isabel - PB. Os dois vão ocupar as vagas deixadas pelos ex-vereadores do Democratas, que tiveram seus mandatos cassados por prática de abuso de poder, com fraude na cota de gênero.

Além de cassar os mandatos de Pablo Dantas e Mikael Cordeiro, o TRE-PB também impugnou os suplentes do partido: Luiz da Telpa, Graça do Silvestre, João Bigode, Socorrinha do Domingos Ferreira, Cláudia Fernandes e Jânio do Laboratório. 

A impugnação de todos os candidatos do Democratas (DEM) do município de Tavares foi certificada pelo Cartório Eleitoral nesta quarta-feira, 15, em atendimento ao despacho nº 1159910 e com a orientação da Secretaria Judiciária do TRE-PB. A alteração foi procedida no Sistema de Candidaturas (CAND), já configurando como INAPTO-CASSADO.

Na decisão do TRE-PB, também foi aplicada a pena de inelegibilidade por oito anos à Cláudia Fernandes e ao seu esposo e agora ex-vereador, Pablo Dantas. Os dois já haviam recorrido da sentença de primeiro grau. Durante o processo, foi constatado que Cláudia Fernandes era candidata "laranja", pois pedia voto para o esposo, e sequer votou em si, tendo zerado os votos e deixado de praticar qualquer ato de campanha.

A Corte Eleitoral entendeu que o Partido Democratas (DEM), quando admitiu a candidatura de Cláudia ao pleito de 2020, estava ciente de que os demais candidatos assumiriam o risco na produção do resultado, até porque sem nenhuma mulher candidata a coligação não fecharia a cota dos postulantes.

Pablo Dantas e Makael Cordeiro, vereadores eleitos pelo Democratas (DEM) no pleito de 2020, que tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB - Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário