quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Cenário diferente do que tem sido apontado pela maioria dos institutos de pesquisa

PESQUISA NACIONAL 6SIGMA: Bolsonaro tem 31,7%, Lula 26,1% e Sérgio Moro 10,9%; CONFIRA NÚMEROS

Presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente Lula da Silva (PT) e o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) / Foto: reprodução

Uma pesquisa de abrangência nacional, divulgada na quarta-feira, 01 de dezembro, pelo grupo de consultoria 6Sigma, sediado em Campina Grande, aponta que se as eleições para a Presidência da República fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sairia na frente do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno do pleito.

Trata-se de um cenário diferente do que tem sido apontado pela maioria dos institutos de pesquisa, que mostram o petista na frente do atual presidente. Segundo o instituto paraibano, os dois políticos continuam polarizando a disputa, mas com uma mudança em relação a quem está na dianteira, dentro da margem de erro de 3,1%.

Bolsonaro tem 31,7% das intenções de voto, enquanto Lula surge com 26,1%. O ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), recém-lançado na disputa, tem 10,9% da votação. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (6,4%), João Dória (1,6%), Mandetta (0,9%) e ‘outros’ (2,3%). Branco e nulo somam 13,6% e não sabe ou não informou, 6,5%.

Segundo turno

O instituto testou diferentes cenários de segundo turno entre os presidenciáveis. Num cenário entre Bolsonaro e Lula, o primeiro teria 42,6%, enquanto que o petista aparece com 38,4%. O atual presidente (43,8%) também venceria Haddad (36,1%), mas perderia em cenários contra Ciro Gomes e Sérgio Moro.

Pesquisa anterior

Em pesquisa divulgada em 16 de agosto, quando Sérgio Moro ainda não era candidato, o instituto apontava Jair Bolsonaro com 35,5% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) tinha 29,4%. Na época, Ciro Gomes (PDT) tinha 8,1%, João Dória (PSDB) 5,3%, Mandetta (DEM), 3,3% e Datena (PSL), 2,5%.

Os novos números revelam, portanto, uma queda em relação a todos os postulantes, com exceção de Sérgio Moro.

Dados técnicos

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 26 de novembro de 2021, sendo os dias 25 e 26 para verificação e validação.

O plano amostral seguiu uma metodologia exclusiva do grupo, com finalidade de representar de forma fiel o público, totalizando mil formulários coletados, distribuídos proporcionalmente em 169 municípios brasileiros.

A margem de erro é de 3,1%.

GRUPO 6SIGMA

Sediado em Campina Grande, o grupo 6Sigma é uma agência de consultoria especializada em pesquisa de mercado, eleitoral, avaliação, recall, imagem, e audiência.

Para amparar seus números, a empresa citou acertos obtidos em eleições passadas, a exemplo do pleito de 2008, quando divulgou pesquisa boca de urna com apenas 0,16% de erro em relação ao resultado oficial. Em 2010, num trabalho de consultoria estatística, estimou o resultado final das eleições com erro “zero”.

Em 2018, a empresa acertou a projeção que dava vitória ao então candidato Jair Bolsonaro, o que acabou se concretizando nos primeiro e segundo turnos, e em 2020 mencionou a vitória em primeiro turno do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima.

Agenda Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário