sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Paraibanos puderam ver maior eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos

Maior eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos pôde ser visto da Paraíba na madrugada desta sexta-feira; VEJA IMAGENS

csm eclipe marcelo zurita a6175abf9a - Eclipse lunar parcial pôde ser visto da Paraíba

Os paraibanos puderam acompanhar na madrugada desta sexta-feira o maior eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos. Com mais de três horas de duração, o evento ficou visível a partir das 04h18 da manhã quando a Lua começou a entrar na sombra da Terra. Ela se pôs por volta das 05h00, antes do eclipse atingir sua máxima.

“Este não foi um eclipse total, mas por muito pouco. Quando atingiu seu máximo, a Lua estará 99% encoberta pela sombra da Terra. O período de parcialidade deve durar 3 horas e 28 minutos, o que faz desse fenômeno o mais longo eclipse parcial dos últimos 580 anos”, explicou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (veja o vídeo no fim da matéria).

Um eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados no espaço. Nesse momento, a Lua passa pela sombra da Terra e por isso tem sua superfície, ou parte dela, escurecida por essa sombra.

Veja imagens feitas por Felipe Sérvulo, na cidade de Taperoá; Marcelo Zurita. no bairro do Cabo Branco e Rammony Barbosa no Valentina, em João Pessoa.


Fonte: T5 - Créditos: POLÊMICA PARAÍBA - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário