sábado, 13 de novembro de 2021

O Repente é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Nascido na Paraíba e popularmente conhecido na Região Nordeste, o Repente acaba de ser registrado como Patrimônio Cultural do Brasil

Popularmente conhecido na Região Nordeste, o Repente acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. A manifestação cultural se traduz no diálogo poético em que dois artistas se alternam cantando estrofes improvisadas sobre situações cotidianas.

O registro ocorreu por unanimidade, na última quinta-feira (11.11), durante a 98ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que integra a estrutura do Ministério do Turismo.

O Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, enfatizou o trabalho do governo federal em devolver a cultura ao homem comum. “Neste governo, a nossa verdadeira cultura, a cultura do homem comum irá chegar ao Brasil profundo, saindo dos grandes salões da elite burocrata cultural e alcançando as escolas, praças, coretos e circos espalhados pelos rincões do Brasil e o registro do Repente como patrimônio cultural do Brasil traz a luz, a cultura do homem comum, a cultura popular”, disse.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o compromisso com a proteção e a preservação da história e identidade do povo brasileiro. “Eu, como nordestino e pernambucano, estou muito feliz com mais essa expressão cultural em nosso rol de patrimônios. Com mais este registro, reconhecemos a relevância do Repente em âmbito nacional, uma vez que aporta elementos importantes para a memória e identidade do nosso país”, disse.

Com o reconhecimento do Conselho Consultivo, o Repente é inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, onde também estão registrados bens como a Roda de Capoeira, o Maracatu Nação (PE), o Carimbó (PA) e a Literatura de Cordel. Com isso, o Repente passa a ser alvo de políticas públicas para a salvaguardar a manifestação, que devem incidir ainda sobre um universo de bens associados como a Embolada, o Aboio, a Glosa e a Poesia de Bancada e Declamação.

O REPENTE 

Uma apresentação de repentistas, acompanhados de violas, é geralmente dividida em baiões, sequências em que as estrofes são cantadas alternadamente pelos poetas, mantendo a modalidade de estrofe, a mesma toada e o mesmo assunto. A cada baião, os repentistas respondem a provocações e desafios do parceiro e a demandas e reações da plateia, que propõe temas e modalidades a serem desenvolvidos pela dupla. A expressão cultural mantém vínculos históricos com as narrativas orais e encontra-se em estreita relação com outras poéticas vocais, como a literatura de cordel.

Há registros da prática do Repente desde meados do século 19 nos estados de Pernambuco e Paraíba. As ocorrências mais antigas têm origem na Serra do Teixeira, na Paraíba. No início do século 20, a manifestação teve importante papel na difusão do rádio na região. Até então, a maior parte dos repentistas tinha origem rural, vivendo no interior e cantando para plateias camponesas.

b2b2dc69 22ed 4411 9bc6 a745d6546747 300x122 - Nasceu na Paraíba: Repente é registrado como Patrimônio Cultural do Brasil

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: com Ministério do Turismo - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário