segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Vulcão 'adormecido' desde 1971 'acorda' e ameaça costa brasileira

Vulcão nas Ilhas Canárias que pode provocar tsunami no Nordeste do Brasil entra em erupção – VEJA VÍDEOS

vul - Vulcão nas Ilhas Canárias que pode provocar tsunami no Nordeste do Brasil entra em erupção - VEJA VÍDEO

O vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo, 19, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). O alerta de risco vulcânico foi acionado no sábado,18, pelas autoridades espanholas. De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. O vulcão da região ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo.

A mesma ilha registrou sua última erupção há aproximadamente cinco décadas, quando o vulcão ‘Teneguía’ entrou em erupção e permaneceu por mais três semanas ativo. O vulcão Teneguia fica no parque nacional Cumbre Vieja no sul da ilha de La Palma. Além dele, há outras formações rochosas nas ilhas que compõem as Ilhas Canárias, como o vulcão de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote.

Há dias, a ilha vem sofrendo com tremores. Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes. Cerca de 400 tremores mais fortes foram registrados na região apenas nas últimas 72 horas.

Nesta semana, o site UOL mostrou que o vulcão de Cumbre Vieja entrou em alerta amarelo e apresentou o estudo que aponta, há 20 anos, os cenários possíveis de erupções, sendo a mais forte, uma erupção explosiva, capaz de gerar impacto em uma área de 250 km de diâmetro e provocar tsunami que chegaria desde a Flórida (EUA) até o Brasil. No caso da costa brasileira, as ondas chegariam dentro de 9 horas. Os detalhes do modelo defendido na pesquisa mostram que seria necessário um plano de preparo para uma eventualidade, mas evidenciam que os riscos são muito baixos e que esse cenário pode levar muitos anos ou nunca ser verificado.

Veja vídeos:

Fonte: UOL - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário