quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Os Rolling Stones voltam ao palco

Duros na queda, os Rolling Stones voltam ao palco, mas agora são somente um trio formado por homens velhos

Os Rolling Stones voltaram ao palco neste final de semana. Cumprem, nos Estados Unidos, parte da turnê No Filter que não foi realizada por causa da pandemia do novo coronavírus. A retomada traz uma nota triste: o baterista Charlie Watts morreu há pouco mais de um mês. Estava a um ano de festejar os 60 anos da banda.

Os Rolling Stones são duros na queda, mas, de todo modo, é triste vê-los transformados num trio. Eles, que foram um quinteto até 1993, viraram um quarteto naquele ano, e agora, sem Watts, sobem ao palco com três integrantes (somente dois da formação original) e – como é usual – com um grande grupo de apoio.

Toma-se, como referência para o sexagésimo aniversário da banda, o ano de 1962. Foi quando, no mês de julho, eles tocaram pela primeira vez no Marquee, em Londres, usando o nome Rolling Stones. Mas Charlie Watts só se integraria em definitivo à formação em janeiro de 1963.

Outra data para os 60 anos seria 1963, quando lançaram o primeiro single. Come On, de Chuck Berry, no lado A, e I Want To Be Loved, de Muddy Waters, no lado B. Desde o início, exibiam reverência à música negra americana, sobretudo o blues e o R & B.

Até 1969, os Stones eram Mick Jagger (front man), Keith Richards e Brian Jones (guitarristas), Bill Wyman (baixista) e Charlie Watts (baterista). Começaram na Decca. A gravadora não quis repetir o erro de não contratá-los, como havia feito, pouco antes, com os Beatles.

Em 1969, Brian Jones foi demitido. Logo depois, foi encontrado morto em sua mansão. Tinha 27 anos. Mick Taylor entrou no lugar de Brian e ficou até 1974. É praticamente consensual que os Rolling Stones gravaram seus melhores discos – quatro álbuns de estúdio e um ao vivo – entre 1968 e 1972.

Com a saída de Taylor, Ronnie Wood assumiu o posto em 1974 e nunca mais saiu da banda. Os Rolling Stones foram, então, um quinteto até 1993, ano em que Bill Wyman deixou o grupo. Não houve substituição. Passaram a tocar com um músico contratado, como agora, sem Watts. Com a morte de Charlie Watts, passam a ser um trio.

Ao morrer, Charlie Watts tinha 80 anos. Mick Jagger tem 78. Keith Richards faz 78 em dezembro. Ronnie Wood tem 74. É uma banda de rock formada por homens velhos. Os Rolling Stones continuam vigorosos nos shows ao vivo. No estúdio, em discos autorais, nem tanto. Mas há muito estão consolidados como gigantes do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário