segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Dia dos Pais

Comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, alguns registros apontam que o primeiro Dia dos Pais no Brasil foi celebrado em 1953 

Pai é...
Um homem comum dando o melhor de si para cumprir a função de Super Homem.

O dia dos pais é comemorado no Brasil desde 1953. Nessa época, o dia escolhido foi 16 de agosto, que também é Dia de São Joaquim, pai da virgem Maria e, portanto, avô de Jesus. Hoje, a data é celebrada no segundo domingo de agosto.

O desejo de separar um dia no calendário para fazer essa comemoração surgiu há muito tempo. Embora a data escolhida não seja igual em todo o mundo, cada país tem uma data para homenagear a figura paterna e o seu importante papel no desenvolvimento dos filhos.

A primeira celebração do dia dos pais ocorreu nos Estados Unidos em 19 de junho de 1910, mas a data só foi oficializada em 1972 e fixada no terceiro domingo de junho.

Origem do dia dos pais

Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978), filha do veterano William Jackson Smart (1842-1919), se inspirou em um sermão sobre o Dia das Mães que ouviu na igreja onde frequentava em Washington, nos Estados Unidos, para sugerir um dia especial aos pais.

A jovem tinha uma grande admiração por seu pai, que criou ela e mais cinco irmãos após a mãe, Ellen Victoria Cheek Smart (1851-1898), falecer no último parto. Pensando em homenageá-lo, Sonora procurou o pastor do local e sugeriu a celebração no mês de junho, quando seu pai fazia aniversário.

O reverendo da igreja então decidiu fazer a comemoração em 19 de junho de 1910, o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon (1913-1994) tornou a data nacional no território americano.  

Um fato ocorrido na Virgínia Ocidental também motivou a realização de uma homenagem aos pais. Entretanto, tratou-se de um ato em honra aos pais que ocorreu apenas em 1908. Cerca de 300 homens foram vítimas fatais de um acidente em uma mina de carvão. Comovida por ver que muitas famílias perderam os pais, Grace Golden Clayton (1875-1958) idealizou um memorial que ocorreu em 5 de julho desse ano.

Embora essas histórias estejam relacionadas à data, a homenagem ao pai já ocorre há muito tempo. Um registro conhecido é um cartão de argila feito na Babilônia há 4 mil anos por jovem para presentear seu pai.

História do Dia dos Pais no Brasil

Em 16 de agosto de 1953 ocorreu a primeira celebração do dia dos pais no Brasil, por influência de Sylvio Bhering. Visando um momento especial entre as famílias e também pensando no sentido comercial da data, assim como ocorria com o Dia das Mães, o publicitário escolheu o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus, como dia da celebração.

Inicialmente, a data foi difundida por veículos de comunicação, como o Jornal O Globo, para atrair propagandas e concursos foram realizados. Para facilitar a reunião dos familiares na comemoração, com o passar do tempo, a data foi fixada no segundo domingo de agosto.

https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário