domingo, 25 de julho de 2021

Paraíba nas Olimpíadas de Tóquio

Conheça os sete atletas paraibanos que estão nas Olimpíadas de Tóquio, principal evento esportivo do mundo

WhatsApp Image 2021 07 22 at 12.13.45 - PARAÍBA NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: conheça os atletas paraibanos que estão no principal evento esportivo do mundo

Sete atletas paraibanos integram a delegação do Brasil, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O principal evento esportivo do mundo teve início no dia 23 de julho e o encerramento será em 8 de agosto.

Nas delegações – olímpica e paralímpica – a Paraíba também está representada por profissionais que são muito importantes na briga dos atletas por medalha: técnicos, auxiliares, profissionais de educação física e da área da saúde.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos atletas olímpicos:

Álvaro Filho – Vôlei de Praia

Aos 30 anos, Álvaro Filho (João Pessoa) joga pela seleção brasileira de vôlei de praia desde 2013, ano em que foi considerado a revelação do Circuito Mundial e o melhor jogador do Campeonato Mundial. Formando dupla com Alison, a próxima partida dos dois nas Olimpíadas deve ocorrer nesta sexta-feira, às 22h, contra a Argentina.

Andressa Morais – Arremesso de Disco

Paraibana radicada em São Paulo, Andressa Morais vai entusiasmada para o desafio no Japão, após a conquista de uma medalha prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima no Peru, em 2019. Em sua trajetória como atleta, Andressa acumula três ouros no Sul-Americano da modalidade (Buenos Aires-2011, Lima-2015 e Assunção-2017).

Jucilene Sales – Lançamento de Dardo

Jucilene de Lima, de 30 anos, é natural de Taperoá, no Cariri paraibano, e é a atual detentora do recorde nacional de lançamento de dardos, com uma marca de 62,89 metros.

O atletismo na casa de Jucilene  é algo muito comum, afinal foi ao lado da irmã – a velocista Jailma Sales – que a paraibana deu os primeiros passos. Diferente de Jailma, Jucilene trilhou um caminho pela prova do lançamento de dardo e dentre as suas principais conquistas está o bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015.

Matheus Cunha – Futebol

Matheus Cunha (João Pessoa) tem 22 anos e joga como atacante. Embora esteja nas Olimpíadas representando o Brasil, ele é contratado do clube alemão Hertha Berlim. Ele deu seus primeiros passos no futsal, vestindo a camisa do Esporte Clube Cabo Branco.

Santos – Futebol

O goleiro Santos, de 31 anos, é natural de Campina Grande e joga pelo Athletico Paranaense. Como muitos talentos do futebol paraibano, ele começou sua carreira vestindo a camisa de equipes de outros estados. Revelado pelo Porto de Caruaru-PE, ele está no Athletico Paranaense desde 2008.

Luana Lira – Saltos Ornamentais

Luana Lira (João Pessoa) tem 25 anos e é uma atleta especializada em saltos ornamentais. Nas Olimpíadas de Tóquio ela irá competir na modalidade trampolim de 3 metros. Por muito pouco, a jovem não ficou fora das disputas. Classificada, a Federação Internacional de Natação (Fina) reformulou os índices e isso tiraria a vaga da paraibana. Uma nova decisão confirmou novamente Luana Lira no evento.

Edival Marques ‘Netinho’ – Taekwondo

Foi treinando no bairro Mangabeira, em João Pessoa, que Netinho saiu para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 na China, para conquistar a medalha de ouro na categoria 63kg, com apenas 17 anos. No mesmo ano, também foi ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo Junior. Edival Marques, o Netinho, disputou duas edições do Pan-Americano de Taekwondo, sendo prata em 2016 e ouro em 2018. O paraibano foi ouro no Pan-Americano de 2019, em Lima, fato que não ocorria desde 2007, com Diogo Silva.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário