quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ex-prefeito de Juru lembra aniversário de 90 anos de Wilson Braga

Buega comenta aniversário de Wilson Braga e o Blog JURU EM DESTAQUE discorre sobre a trajetória política do ex-governador 

No dia do aniversário de 90 anos de idade de Wilson Braga, o ex-prefeito de Juru, no Sertão da Paraíba, Francisco Emídio Batista (Buega), em contato com o Blog JURU EM DESTAQUE, comentou sobre a importância do ex-governador paraibano para o estado, cuja trajetória o blog passa a discorrer em uma breve síntese.

Tem político que as pessoas gostam tanto que imaginam que eles nunca morrerão, mas Wilson Braga faleceu aos 89 anos, vítima do famigerado coronavírus, no dia 17 de maio de 2020, por volta das 23 horas de um domingo, em João Pessoa, capital da Paraíba.

O saudoso ex-governador da Paraíba nasceu na cidade de Conceição, no Vale do Piancó, no dia 18 de julho de 1931. Se vivo estivesse, teria completado no dia 18 deste mês 90 anos de idade. Wilson faleceu uma semana depois da morte de sua companheira e eterna esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, que também morreu vítima do mesmo vírus, no dia 08 de maio de 2020. Quis o destino que Wilson e Lúcia, que sempre gozaram de boa saúde, morressem tão perto um do outro. Ambos estavam internados em um hospital da capital paraibana em virtude do Covid-19 e Wilson morreu sem saber da morte da sua esposa.

Muita gente que foi bastante beneficiada e ajudada por Wilson Braga ao longo dos anos, infelizmente o abandonaram politicamente e até pessoalmente. Nos anos finais de sua vida, poucos o visitavam.

Wilson Braga, foi um grande líder na Paraíba. Um verdadeiro líder, que gostava do povo e tinha cheiro de povo. Até seus mais ferrenhos adversários políticos, o respeitavam e o admiravam. Era um sertanejo simples e valente, porém, tinha um coração imenso e bondoso e gostava de ajudar as pessoas. Na verdade, ajudou muita gente, a exemplo de centenas de sertanejos que foram trabalhar e morar em João Pessoa e ainda hoje vivem por lá. 

O político Wilson Braga tinha também seus defeitos, mas suas qualidades e virtudes eram bem maiores. Foi injustiçado algumas vezes e traído politicamente. Foi de esquerda e de direita, mas era um político de centro. Era um homem bom e de muita fé em Deus. Foi um dos maiores e melhores governadores da história da Paraíba, mas partiu de repente e sem direito a honras militares na qualidade de ex-governador.

Braga também atuou como advogado e empresário. Um dos seus maiores legados como político foi cuidar do povo paraibano, gerando emprego e renda. "Eu gosto de gente, tenho uma satisfação enorme em ajudar a quem precisa. Se alguém conversa comigo e fala das dificuldades que enfrenta e naquele momento  consigo ajudar, sinto a maior satisfação. Quando não dá para fazer nada ali, não sossego enquanto não ajudo para ouvir da pessoa que precisa, que está satisfeito", dizia.

Wilson Braga foi o governador que matou a sede de seu povo com o Projeto Canaã amenizando o sofrimento dos sertanejos na área dos recursos hídricos. Em Juru, no Sertão da Paraíba, ele deixou um exemplo do seu legado quando construiu o Açude Timbaúba, manancial com capacidade de 15.438.572 m³. Deu moradia e emprego a milhares de paraibanos e nunca esqueceu suas origens. Começou sua vida de líder morando e presidindo a antiga Casa do Estudante da Paraíba, na década de 1950, em João Pessoa. Em 1954, foi eleito deputado estadual, reeleito em 1958 e em 1962. No ano de 1966, elegeu-se deputado federal e foi reeleito por seis mandatos consecutivos. Em 1982, foi eleito governador da Paraíba, derrotando outro importante líder, também de saudosa memória, Antônio Mariz. Em 1988, foi eleito prefeito de João Pessoa. Em 1990, tentou voltar para o governo do estado, mas foi derrotado pelo grande líder também de saudosa memória, Ronaldo Cunha Lima. Em 1992, foi eleito vereador da capital e presidente da Câmara de Vereadores. Já no final de sua carreira política, em 2015, voltou a se eleger deputado estadual, seu último mandato político.

Na sua trajetória política, disputou o Senado três vezes, porém, nunca venceu. Dizia que Deus nunca quis que ele fosse Senador da República, aliás, único cargo elegível que não conseguiu galgar. Dizia, também, ser grato por tudo que Deus lhe havia proporcionado, embora, já no final da sua vida, se queixava de algumas tristezas e decepções. Tinha saudade de pessoas que sempre foram próximas mas que não o visitavam, porém dizia que não guardava mágoas de ninguém.

O casal Braga morreu morreu sem muito patrimônio e sem muito dinheiro, mas teve no auge muito poder e prestígio na Paraíba e no Brasil. 

Açude Timbaúba, em 2004, manancial com capacidade de 15.438.572 m³ localizado no município de Juru, no Sertão da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário