segunda-feira, 26 de julho de 2021

Dia dos Avós

Nesta segunda-feira, dia 26 de julho, a igreja comemora a festa de São Joaquim e Santa Ama, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus

São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus

Segundo uma muito antiga tradição da Igreja, hoje, dia 26 de julho, comemoramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Nasceu Maria.

É o Dia dos Avós! Dia em que rendemos graças ao Senhor por nos dar a dádiva de nascer no seio familiar, cultivando valores herdados a partir do nossos vovôs e vovós. Hoje é um dia de festa! Recordemo-nos dos nossos avós e rezemos por eles.

Do amor e da fé do casal Joaquim e Ana, nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.

São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.

convento da penha.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário