quinta-feira, 3 de junho de 2021

“Não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar”

Exército Brasileiro decide não punir Pazuello por participação em ato político com Bolsonaro e arquiva  procedimento administrativo

eduardo pazuello jair bolsonaro 1500 24052021133117642 - Exército decide não punir Pazuello por participação em ato político com Bolsonaro e arquiva  procedimento administrativo

O Exército Brasileiro informou nesta quinta-feira (03) que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela participação em um evento político com o presidente Jair Bolsonaro que aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de maio.

Segundo a nota emitida pela corporação, “não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar” por parte de Pazuello.

O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar, Pazuello chegou a subir no trio elétrico com Bolsonaro e fazer um breve discurso.

“Acerca da participação do General de Divisão Eduardo Pazuello em evento realizado na Cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de maio de 2021, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que o Comandante do Exército analisou e acolheu os argumentos apresentados por escrito e sustentados oralmente pelo referido oficial-general. Desta forma, não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar por parte do General Pazuello. Em consequência, arquivou-se o procedimento administrativo que havia sido instaurado”, diz a nota assinada pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

A punição para Pazuello poderia ir de advertência a prisão. Nos bastidores, o presidente defendia que o ex-ministro não fosse punido. A decisão do Exército era esperada desde que o procedimento administrativo contra o general foi instaurado, dois dias depois da manifestação pró-governo em que Pazuello esteve junto com o presidente.

No ato do dia 23, o general chegou de máscara ao local, mas a tirou para subir no trio e ser elogiado pelo ex-chefe. “Esse é o gordo do bem. É o gordo paraquedista. O nosso ministro conduziu com muita responsabilidade (a pasta)”, elogiou o presidente, abraçando o aliado. Pazuello fez coro e cumprimentou os apoiadores do mandatário.

A junção da imagem de um militar da ativa com um líder político que galga uma reeleição foi reforçada com o discurso final de Bolsonaro, que voltou a invocar a Força como aliada. “Meu Exército jamais irá às ruas para manter vocês dentro de casa […]. Nosso Exército são vocês”, disse.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA - Créditos: POLÊMICA PARAÍBA COM CORREIO BRAZILIENSE - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário