domingo, 20 de junho de 2021

Cadela que atuou na tragédia de Brumadinho vai ajudar nas buscas por serial killer

Cão farejador que atuou nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho é enviada para ajudar a encontrar Lázaro Barbosa

caddela brumadinho - Cadela que atuou nas buscas em Brumadinho é enviada para ajudar a encontrar Lázaro Barbosa

Uma cadela que atuou nas buscas por vítimas na tragédia de Brumadinho (MG) e outros três cães farejadores chegaram neste sábado (19) ao distrito de Girassol para ajudar nas buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de uma chacina em Ceilândia. Segundo os bombeiros, eles são treinados para achar o cheiro de pessoas vivas ou mortas pelo ar.

São dois labradores de Luziânia, um macho e uma fêmea, e uma border collie e um pastor alemão, vindos de Anápolis. Eles têm cerca de 3 anos. A border collie Cristal foi mandada para ajudar nas buscas em Brumadinho em 2019. A atuação aconteceu entre 26 de janeiro e 4 de fevereiro.

Os cães são treinados com uma técnica chamada venteio, detectando o cheiro pelo ar, sem necessidade de que seja apresentando algum item com o odor para referência.

Os animais conseguem identificar cheiros de pessoas que estejam à frente e indicam a presença caso encontrem algo.

Além deles, outros cães da Polícia Militar do Distrito Federal também estão no distrito, participando das buscas. Os agentes disseram que os animais são treinados em diferentes técnicas, mas preferiram não detalhar.

Na última quinta-feira (17) um cão farejou um pano ensanguentado. A polícia acredita que seja uma espécie de torniquete usado por Lázaro, que poderia estar ferido.

Uma força-tarefa conta com 270 policias de elite das polícias Civil, Militar, e Federal fazem as buscas pelo criminoso há 11 dias. Durante os trabalhos também são usados helicópteros, drones com visão térmica, equipamentos com visão noturna e forte armamento.

As equipes percorrem a região de carro, a pé e a cavalo, em busca de rastros que possam ajudar a encontrar o fugitivo.
Cronologia da fuga

Na sexta-feira (11), ele roubou um veículo e fugiu para Cocalzinho de Goiás. Depois colocou fogo no carro;

No sábado (12), invadiu uma fazenda, atirou em três pessoas e colocou fogo em uma casa. Nesta ocasião, fez um caseiro refém, usou e obrigou a vítima a usar drogas;

No domingo (13), o suspeitou furtou um carro para fugir da polícia, foi visto na BR-070 e acabou abandonando o veículo. A corporação acredita que ele tentava retornar ao DF;

Na segunda-feira (14), ele foi filmado por câmeras de monitoramento e teria dormido em um galpão de uma chácara. Pediu comida aos moradores, mas fugiu;

Na terça-feira (15), uma moradora de uma fazenda filmou os policiais durante buscas em sua propriedade. Segundo as imagens, Lázaro passou por lá durante a fuga. Mais tarde, ele sequestrou uma família em outra chácara (foram liberados sem ferimentos) e atirou em dois policiais, que foram atingidos de raspão, eles foram levados para hospitais e receberam alta;

Na quarta-feira (16), Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural;

Na quinta-feira (17), a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Força Nacional vai ajudar nas buscas. Houve um novo tiroteio e ele pode estar ferido.

Na sexta-feira (18), segundo PRF, ele foi visto em um chiqueiro por volta de 15h, mas fugiu novamente para vegetação entre o distrito de Girassol, em Cocalzinho, e Águas Lindas de Goiás, a menos de 10 km de distância.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA - Créditos: G1 GLOBO - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário