quarta-feira, 19 de maio de 2021

Deputados pedem expulsão de Rodrigo Maia após críticas a ACM Neto

Bancada do DEM decide pedir expulsão do deputado federal Rodrigo Maia depois de ataque ao ex-prefeito ACM Neto

WhatsApp Image 2021 02 02 at 00.22.43.jpeg - Bancada do DEM decide pedir expulsão de Rodrigo Maia depois de ataque a ACM Neto

A bancada do DEM na Câmara dos Deputados decidiu pedir a expulsão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) do partido, disse em sua conta no Twitter na última sexta-feira (14.mai.2021) o líder da sigla na Casa, Efraim Filho (PB).

A deliberação veio depois de Rodrigo Maia publicar ataques contra o presidente da legenda, ACM Neto, em redes sociais. O pedido é à Executiva Nacional, instância superior do partido.

“Comentários infantis e ofensas desnecessárias a ACM Neto refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior para ele [Maia], escreveu Efraim na rede social. Leia a íntegra da postagem:

WhatsApp Image 2021 05 14 at 22.54.26 - Bancada do DEM decide pedir expulsão de Rodrigo Maia depois de ataque a ACM Neto

Mais cedo, na mesma sexta-feira, 14, ACM Neto criticou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ter levado para seu partido o vice-governador, Rodrigo Garcia, que era filiado ao DEM. ACM Neto disse que o tucano é despreparado e desagregador, entre outros adjetivos.

Filiando Rodrigo Garcia ao PSDB, Doria tirou do horizonte do DEM a possibilidade de eleger em 2022 o governador do Estado mais rico e populoso da Federação.

Rodrigo Maia fez comentários na postagem do perfil do DEM no Instagram que divulgava as falas de ACM Neto. “Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria”, escreveu Maia.

“Este baixinho não tem caráter. E ainda tem um pouco de pessoas que acreditam nele”, escreveu o deputado sobre o presidente do partido.

Rodrigo Maia ficou sem clima no DEM depois da eleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara. Maia, que ocupava o cargo até o início deste ano, apoiava Baleia Rossi (MDB-SP).

A maioria da bancada do DEM, porém, preferia Lira. O caso expôs desprestígio de Rodrigo Maia com os demais deputados de seu partido. Ele e ACM Neto romperam.

Também na mesma sexta-feira, Rodrigo Maia entrou com pedido na Justiça Eleitoral para se desvincular do DEM.

Os mandatos de deputados são considerados dos partidos. Um deputado pode perder o mandato se trocar de sigla fora da janela, que se abrirá no ano que vem. Por isso Maia pede desfiliação na Justiça Eleitoral e não troca de sigla simplesmente.

Caso o pedido da bancada do partido seja aceito pela cúpula da sigla a migração pode ficar mais fácil para Rodrigo Maia. Em casos de expulsão a regra é o deputado manter o mandato, perder é exceção.

Fonte: Poder 360 - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário