quinta-feira, 20 de maio de 2021

Cadê a novidade, FHC?

Fernando Henrique Cardoso diz que votaria em Lula em segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro

naom 5bde4990828e9 - FHC diz que votaria em Lula em 2º turno contra Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) elogiou um outro ex-ocupante do Palácio do Planalto, Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), após o tucano conceder uma entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo.

Na ocasião, após criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), FHC disse que, entre o petista e o militar reformado, votaria no primeiro nas eleições presidenciais no ano que vem, avaliando que Lula é um “democrata” que respeita as instituições republicanas.

No Twitter, Lula disse que gostou da entrevista de FHC ao talk show do jornalista Pedro Bial e que sempre teve uma “disputa civilizada” com o tucano, com quem disputou duas eleições presidenciais, em 1994 e 1998, perdendo ambas.

“Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá para inventar uma candidatura.”

Com “inventar uma candidatura”, Lula se referia ao fato de FHC ter dito que se faz necessária a existência de uma frente contra “quem está ganhando”, no caso, tanto Lula como Bolsonaro, que lideram as últimas pesquisas de intenção de voto.

Ainda sim, Fernando Henrique Cardoso afirmou que gostaria de “votar com tranquilidade” contra a reeleição de Bolsonaro e que, caso não apareça um candidato forte de terceira via em 2022, votaria no petista.

“Ele faz uma ponte aí. E, em certas circunstâncias, é melhor ter a ponte do que alguém que derrube pontes”, afirmou FHC, dizendo que o petista é “uma pessoa curiosa” que “olha para os que mais precisam” e que também “gosta dos que não precisam”.

“Como pessoa, o Lula é sagaz. Desde que o conheci, fiquei admirado com a capacidade que ele tinha. Ele percebe na hora, e ele muda na hora também. Ele é rápido. Ele não precisa ler, ele percebe”, disse em outro momento da entrevista.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (12), Lula lidera a corrida eleitoral em 2022, marcando 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.

O ex-juiz Sergio Moro aparece como terceiro colocado, com 7%. Ciro Gomes (PDT-CE), antigo aliado de Lula e hoje crítico ao ex-presidente, marca 6%. Representante tucano, o governador de São Paulo, João Doria, aparece na sexta colocação, com 3% das intenções de voto.

Fonte: Noticias ao Minuto - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário