segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atenção: Se você tem medo de cobras, melhor não olhar as imagens

Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos subaquáticos por rios de Mato Grosso do Sul; veja imagens

Sucuris gigantes em rios de águas cristalinas de Mato Grosso do Sul podem causar medo em muita gente. Mas, para fotógrafos subaquáticos, esses flagrantes representam, na verdade, a oportunidade de observar – e registrar – esse animais.

As expedições sempre acontecem no inverno, porque esse é o período de acasalamento da espécie, o que torna mais fácil avistá-las (leia mais abaixo). No entanto, em 2020 essas excursões foram canceladas, por conta da pandemia de Covid-19.

Debaixo d'água ou em solo firme, profissionais estrangeiros e apaixonados pela vida selvagem chegam anualmente ao estado, na região de Bonito, a 300 km de Campo Grande, em busca dos exemplares que chegam a medir 7 metros de comprimento.

Mas, diante da impossibilidade de expedições – o que consequentemente inviabiliza novas imagens desses répteis –, o biólogo Daniel De Granville tem viralizado na internet com algumas de suas fotos mais impressionantes.

Por meio da empresa Photo Natur, Daniel é quem guia os clientes, garantindo tanto a segurança deles quanto a das sucuris, para que elas não se sintam ameaçadas pela presença do homem.

"Deixo bem claro para os fotógrafos, que aqui não se deve chegar muito perto das sucuris e muito menos encostar nelas, até por conta da nossa legislação. Caso o animal se sinta incomodado, a expedição termina naquele momento", explicou o biólogo ao G1.

Ainda de acordo com Granville, a difusão das imagens das sucuris vem contribuindo para a desmistificação de que se trata de um animal perigoso. E as, fotos que mostram tantos detalhes, ajudam no avanço das pesquisas científicas.

"Depois que começamos a exibir fotos assim, os turistas que vêm a Bonito e região têm mostrado mais interesse e curiosidade em ver de perto esses animais", afirma.

Por que no inverno?

O biólogo também explicou por que o inverno é mais favorável:

"Por conta das baixas temperaturas, nessa época, as noites são frias e, durante o dia, as sucuris costumam sair para tomar sol de manhã e aí é o momento que fica mais fácil para fazer os flagrantes".

Segundo Granville, é preciso paciência antes de encontrar os animais, porque eles são discretos, não costumam fazer barulhos e não deixam rastros.

O biólogo destaca outro ponto: muitos proprietários rurais hoje demonstram orgulho em ter sucuris em suas propriedades. "Antes era relativamente comum quererem se livrar destes animais, por medo. Hoje eles nos chamam para mostrar o bicho quando encontram", afirma.

Veja, abaixo, imagens das sucuris:

Sucuri foi fotografada até sair do rio Formoso, em Bonito — Foto: Daniel De Granville / Photo in Natura
Sucuri foi fotografada até sair do rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul  — Foto: Daniel De Granville / Photo in Natura

Mergulhadores estrangeiros captam imagens subaquáticas de sucuri — Foto: Daniel De Granville / Photo in Natura
Mergulhadores estrangeiros captam imagens subaquáticas de sucuri — Foto: Daniel De Granville / Photo in Natura

Sucuris durante acasalamento, em MS. — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura
Sucuris durante acasalamento, em Mato Grosso do Sul — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura

Ariranha encontra sucuri no fundo de rio de águas cristalinas, em MS. — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura
Ariranha encontra sucuri no fundo de rio de águas cristalinas, em Mato Grosso do Sul — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura

Sucuri flagrada durante expedição de fotógrafos, em MS. — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura
Sucuri flagrada durante expedição de fotógrafos, em Mato Grosso do Sul — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura

 Blog JURU EM DESTAQUE com G1 - Por Flávio Dias, G1MS — Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário