terça-feira, 23 de março de 2021

Timbaúba e Glória II, destaques do Blog JURU EM DESTAQUE no Dia Mundial da Água

AÇUDES TIMBAÚBA E GLÓRIA II, MANANCIAIS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA 

Foto do Açude Timbaúba, localizado em Juru, no Sertão da Paraíba, em 2004, último ano em que as chuvas foram suficientes para fazer o manancial transbordar

Exaltando o Dia Mundial da Água, celebrado no dia de ontem (22 de março), o Blog JURU EM DESTAQUE ressalta os dois principais mananciais do município de Juru, no Sertão da Paraíba, destacando essas belíssimas imagens dos açudes Timbaúba e Glória II, em 2004 e 2015, respectivamente.

Com capacidade máxima de 15.438.572 m³, o Açude Timbaúba foi construído no primeiro ano do governo Wilson Braga, em 1983, para uso exclusivo em culturas irrigáveis, tendo proporcionado ao município de Juru o status de 'terra da cenoura' por ser o maior produtor de cenoura do Estado da Paraíba nos primeiros anos da sua construção. 

Assim como o Açude Glória II, manancial construído no governo João Agripino (1966-1971), com capacidade máxima de 1.349.980 m³, que abastece a cidade de Juru, o Timbaúba é monitorado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA.

De acordo com a última aferição da AESA, registrada em 22 de março, o volume atual do Açude Timbaúba é de 9.041.226 m³, equivalente a 58,56% do volume total, enquanto o Glória II, conhecido como Açude do Jorge, está com 830.009 m³ (61,48%). 

Os dois mananciais estão inseridos nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Piancó, na Região do Médio Curso do Rio Paraíba, com principais atributos dos riachos Catolé, Riacho Grande e Glória, no município de Juru.

Foto do Açude Glória II (açude do Jorge), em 2015, que entrou em colapso naquela ano, após ficar com a capacidade de volume comprometida

Nenhum comentário:

Postar um comentário