segunda-feira, 8 de março de 2021

Palmeiras conquista a Tríplice Coroa do futebol brasileiro

Acostumado a decisões, Palmeiras vence o Grêmio por 2 a 0 e conquista a Copa do Brasil; Fluminense comemora

91918074 Soccer FootballCopa do BrasilFinalSecond LegPalmeiras v GremioAllianz Parque 1024x615 - QUARTO TÍTULO: Palmeiras conquista a Copa do Brasil e o Fluminense comemora

Com a experiência de um time acostumado a decisões, como dissera o técnico Abel Ferreira na véspera, o Palmeiras soube jogar com o regulamento para controlar o jogo e conquistar a Tríplice Coroa do futebol brasileiro ao bater o Grêmio por 2 a 0, neste domingo, no Allianz Parque. À Libertadores e ao Paulistão, se soma agora o quarto título da Copa do Brasil, última competição da temporada 2020. Os paulistas já haviam vencido em 1998, 2012 e 2015.

A vitória do Palmeiras não foi comemorada apenas pelos torcedores alviverdes. Depois da segunda derrota no Carioca, agora para a Portuguesa, os tricolores do Rio tinham motivos de se manter à frente da TV. Em jogo não estava o título, mas a diferença entre jogar a segunda fase da Libertadores já na próxima semana ou entrar apenas na fase de grupos, marcada para abril.

A conquista do Palmeiras, que já havia garantido vaga na fase de grupos da competição continental, abriu um lugar direto ao quinto lugar do Brasileiro, no caso, o Fluminense. Já o Grêmio, sexto lugar, terá uma decisão o primeiro jogo decisivo na Libertadores na próxima quarta-feira. Vai jogar com o time peruano Ayacucho, em Porto Alegre. A partida de volta será no dia 16.

Em campo, faltou a emoção de uma partida final. Os primeiros minutos até deram a impressão de que o Grêmio iria morder o Palmeiras para tirar a vantagem do empate dos paulistas — a equipe de Abel Ferreira havia vencido por 1 a 0 em Porto Alegre, no primeiro jogo.

A bola gremista que cruzou a área logo no início, no entanto, não se repetiu ao longo do primeiro tempo. As mudanças na escalação feitas pelo técnico Renato Gaúcho foram ineficazes para tornar o time mais agressivo. O jogo dos gaúchos arrefeceu ao passo que o Palmeiras achava brechas na defesa adversária ou se aproveitava do excesso de passes errados para avançar com velocidade pelas laterais.

A partida foi se concentrando no meio-campo com poucas chances claras de gol. O fato de os goleiros praticamente não terem sido exigidos era uma boa ilustração do jogo. Paulo Vitor até viu uma bola dentro do gol, mas o impedimento de Rony foi corretamente marcado.

O desenrolar do jogo era totalmente favorável aos donos da casa. Com um tempo passado, só restavam mais 45 minutos para garantir o terceiro título da temporada. O time de Abel Ferreira sabia que não precisava correr riscos. Isso cabia ao Grêmio, que rondou a área palmeirense insistentemente nos primeiros minutos da etapa final.

Pacientemente, o Palmeiras se defendeu e esperou mais um erro do Grêmio. Desceu em velocidade com Raphael Veiga, que lançou Wesley. O jovem chutou cruzado sem chances para o goleiro aos sete minutos. O 1 a 0 no placar deu a tranquilidade necessária para controlar a partida. Ainda podia levar um gol que o título continuaria nas suas mãos.

O Palmeiras, no entanto, não quis correr riscos. Enquanto o Grêmio precisava se expôr, os paulistas apostaram na velocidade para definir o jogo. Em apenas três passes longos, a equipe deixou Gabriel Menino na cara do gol para rolar a bola entre as pernas de Paulo Vitor. Foi só esperar o apito final para fazer a festa.

Fonte: O Globo - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário