segunda-feira, 29 de março de 2021

Mais um ministro 'pega seu banquinho e sai de mansinho'

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pede demissão do cargo na manhã desta segunda-feira 

Ernesto araújo - Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo pede demissão do cargo

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão do cargo. A informação foi repassada pelo próprio chanceler a seus subordinados na manhã desta segunda-feira (29). A informação é do jornal O Globo.

O nome de Ernesto vinha sendo questionado por integrantes do Centrão na Câmara dos Deputados e mais recentemente por senadores, após Ernesto se envolver em polêmica com a senadora Kátia Abreu na noite desse domingo (28) nas redes sociais.

Entre outras críticas, Ernesto Araújo vinha sendo pressionado pelo que os parlamentares consideram como falhas nas relações diplomáticas, que teriam prejudicado a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Também no domingo, em tom de despedida, em uma primeira publicação nas redes sociais, ele agradeceu a todas as pessoas que manifestaram apoio a ele e ao trabalho que desempenhou na pasta.

Antes mesmo da notícia da saída do ministro, o senador paraibano Veneziano Vital (MDB) classificou como “desastre” seu período à frente do ministério e endossou o desejo de saída compartilhado pelo Congresso Nacional.

“Desastre da política internacional, estabelecida pelo nosso país, pelo nosso chanceler e o grupo que assumiu a partir de 2019 não é de hoje. A iniciativa e as investidas para tornar o Brasil simplesmente um parceiro político e econômico dos Estados Unidos esquecendo que nós somos uma realidade global ficou evidente. Desde o principiar quando o atual chanceler estabeleceu, por orientação do planalto, esse tipo de comportamento. Comportamento que abriu flancos com a França, com a comunidade europeia, países árabes, o México, na América do Sul da mesma forma”, falou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário