segunda-feira, 8 de março de 2021

Saiba quem foram as mulheres que fizeram história em Juru

MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM JURU, NA PARAÍBA: DE MARIA DA ROÇA GRANDE À PRIMEIRA PREFEITA ELEITA NO MUNICÍPIO, ENTRE OUTRAS

Foto: Reprodução/Internet

A história de Juru, no Sertão da Paraíba, se confunde com a trajetória de vida de grandes mulheres juruenses, inspiradoras e corajosas, que desde a origem do município até os dias atuais tiveram participação efetiva em atividades e decisões de um sistema exclusivamente tradicional e patriarcal em que a maioria delas se limitava apenas aos serviços domésticos e a servir como mãe e esposa.

Reportando-se as origens do município, situadas nas primeiras décadas do Século XX, destaca-se como figura principal a viúva Maria Ferreira, conhecida como Maria da Roça Grande. Era assim chamada por ser proprietária do sítio Roça Grande, território rural pertencente ao município de Princesa Isabel - que foi doado por ela e incorporado ao patrimônio da diocese da cidade de Patos. No local, onde algumas casas haviam sido construídas e foram realizadas as primeiras feiras livres daquela época, atualmente situa-se a área urbana de Juru. Inegável, portanto, a influência de Maria da Roça Grande como precursora da fundação da cidade e uma das principais personagens da sua história. 

Somente no ano de 1969, uma mulher decidiu ingressar na política e disputar um mandato na Câmara Municipal, tendo entrado para história de Juru como a primeira vereadora eleita no município. Trata-se da professora Shirley Targino Castelo Branco, filha do ex-prefeito Dalmo Teixeira, um major da Marinha Brasileira natural da cidade de Araruna - PB que participou da Segunda Guerra Mundial e se tornou o maior líder político da história de Juru após se casar com uma filha do coronel Manoel Florentino, ex-prefeito de Princesa Isabel e um dos fundadores do município de Juru. Shirley, hoje advogada, foi eleita pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) com 383 votos, quase o dobro do segundo colocado e do mesmo partido, Bianor Pires de Almeida, que obteve 197 votos.

Posteriormente, outras mulheres foram eleitas vereadoras em Juru: Nalva Teixeira (1992), Maria Maiza Alves da Fonseca (1996 e 2000), Eurides Salvador de Almeida (2000), Maria de Jesus Ramos de Lima (2004, 2008, 2012 e 2016), Maria das Dores Laureano Galvão (2008), Solange Maria Félix Barbosa (2000, 2008, 2012 e 2016), Rosivânia Ribeiro da Silva (2012 e 2016), Cinalva Leite de Sousa Lima (2020), Denise Félix Barbosa (2020) e Isabella Teixeira Silvério da Rocha (2020). Além destas, Maria Perpétuo Socorro de Almeida Loudal também faz parte desse seleto grupo de valorosas mulheres, por ter sido eleita vice-prefeita, em 2004 e 2008, e prestado relevantes serviços ao município.

Nas eleições municipais de 2020 a vereadora e sindicalista Solange Maria Félix Barbosa, filha de uma dona de casa e um relojoeiro, entrou para história de Juru como a primeira mulher eleita prefeita. Ela vai administrar o município no quadriênio 2021/2024. Antes, porém, Juru foi governado apenas por homens, desde que foi elevado a categoria de município, em 21 de dezembro de 1961, quando foi desmembrado de Tavares. Esse tabu foi quebrado por Solange Félix. 

Juru passou a fazer parte das 658 cidades brasileiras que passaram a ser comandadas por mulheres a partir de 1º de janeiro de 2021, uma minoria na política, apesar de representarem 51,8% da população e mais de 58% do eleitorado dos 5.570 municípios do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário