quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Traficante deixa cadeia no Rio pela porta da frente – e por meio de fraude

Um dos maiores traficantes de armas do mundo, enteado do Senhor das Armas, deixa a cadeia com alvará de soltura falso

Capturar 19 - Um dos maiores traficantes de armas do mundo deixa a cadeia com alvará de soltura falso

Um dos maiores traficantes de armas do mundo deixou a cadeia no Rio de Janeiro pela porta da frente – e por meio de uma fraude.

João Filipe Barbieri fez uso de um alvará de soltura falso para deixar a penitenciária de Bangu, onde estava preso desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas, como mostrou o RJ2.

João é enteado de Frederick Barbieri – considerado o “Senhor das Armas” e que está preso nos Estados Unidos – e é acusado de ser um dos principais integrantes da quadrilha que, segundo as investigações da Polícia Federal, enviou mais de mil fuzis para o brasil em aquecedores de piscina.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a saída de João Barbieri da prisão em 18 de novembro de 2020, mas não mostrou a decisão judicial que possibilitou que ele deixasse a cadeia apenas três anos depois de começar a cumprir a pena.

A denúncia da saída de Barbieri chegou ao desembargador Marcelo Granado, relator do caso na Justiça Federal. No mês passado, ele pediu explicações à Seap sobre a situação penal de João Filipe Barbieri e outro preso – João Victor Rosa.

Na semana passada, a Seap respondeu à Justiça confirmando a saída dos dois. Segundo um ofício da Justiça, João Barbieri teve prisão revogada no dia 18 de novembro e João Victor rosa recebeu um alvará de soltura no dia 14 de outubro.

Fontes da secretaria ouvidas pelo RJ2 afirmam que João Filipe foi liberado por uma decisão interlocutória.

Na segunda-feira (08), a Seap enviou um novo ofício à Justiça federal reafirmando que João Filipe Barbieri e João Rosa estão libertados. A secretaria incluiu os números dos alvarás de soltura, mas não anexou os documentos. A secretaria afirmou apenas que os alvarás foram concedidos pela 8ª Vara Federal Criminal.

Na tarde desta terça-feira (09), a Justiça Federal confirmou que não deu nenhuma decisão para soltar Barbieri e que o alvará de soltura é falso. O desembargador Marcelo Granado, relator do caso na Justiça federal, afirmou que irá cobrar explicações do Ministério Público e da Seap.

O desembargador federal ordenou o cumprimento imediato das prisões de João Filipe Cordeiro Barbieri e João Victor Silva Roza.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: G1 - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário