quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Desembargadora relata início de romance com Zé Maranhão

“ENTRAMOS NO RITMO DA FOLIA”: Fátima Bezerra relata primeiro encontro com Zé Maranhão em época de carnaval e detalha momentos do belo romance

WhatsApp Image 2021 02 17 at 14.53.42 - "ENTRAMOS NO RITMO DA FOLIA": Fátima Bezerra relata primeiro encontro com Zé Maranhão em época de carnaval e detalha momentos do belo romance
Não sou tão boa de nomes e datas como Nosso Amor, que possuía memória invejável. Mas, salvo engano, foi no carnaval de 1971. A parada do momento era “Máscara Negra de Zé Keti”.

Quanto riso, oh quanta alegria!… e foi assim que tudo começou!

De repente, aquele homem charmoso e bonitão, com sapato ‘cavalo de aço’ e bigode de mariachis, olhou-me, profundamente, no meio do salão do Clube Cabo Branco, repleto de foliões. Lembrei dele. Meu pai advogara para o seu genitor, empresário e exportador de agave e algodão.

Eu o vira uma vez e fiquei com ele gravado na esfera dos sentimentos.

– Tem voado muito?. Perguntei .

Ele simplesmente pegou no meu braço e entramos no ritmo da folia. Que delícia, os carnavais de outrora! As famílias tradicionais se encontravam e surgiam os belos romances, como o nosso.

Romantismo esse que, com o tempo, fomos manifestando de outras formas: quando ele voltava de viagem, dava voo rasante sobre minha casa e eu corria para a praia, desenhando, com os pés firmes, enormes corações na areia.

Em outras oportunidades, ele ia ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes, antes do término das aulas e eu, com a ajuda das minhas amigas, pulava o muro para ir ao seu encontro. Geralmente, isso acontecia quando seu Benja Maranhão vinha a João Pessoa. Almoçávamos no Elite Bar e aquele senhor, sempre bem humorado com minha juventude vivaz, recomendava ao filho: “case com essa menina… ela é tão boinha!”

Esse elogio, embora comum ao seu linguajar – próprio de quem tinha a facilidade de querer bem -, era sucedido de um complemento que me encantava: “ela é linda, Zé!”

O tempo passou… e aquela garota se tornou sexagenária. O garboso moço, octagenário. Vidas vieram e outras se foram. Formamos uma lida família, com filhos, netos, genro. Foram-se pessoas importantes para nós, como meu sogro e meu pai. Essas lacunas passaram a fazer parte dos nossos assuntos e sentimentos. Mas, suportávamos, com o apoio e a presença um do outro.

E a vida era, com todos os imprevistos que podem tirar a alegria de um carnaval, feliz! completa!

De vez em quando, vivíamos a melodia momesca: vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval! E eu o beijava muito! Muito mesmo! já com receio de que, um dia, chegasse a quarta-feira de cinzas da minha vida… que acabou vindo numa segunda feira, dia 8 de fevereiro.

E, sem mais as suas fantasias, Colombina ficou chorando pelo amor do Arlequim, no meio da multidão.

Fonte: Fátima Bezerra - Créditos: Polêmica PB - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário