quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Juru encerra festa de São Sebastião, co-padroeiro da cidade

CATÓLICOS JURUENSES COMEMORAM DIA DE SÃO SEBASTIÃO, SANTO PROTETOR DA HUMANIDADE CONTRA A FOME, A PESTE E A GUERRA

Altar da Capela de São Sebastião, co-padroeiro da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, a comunidade católica de Juru, no Sertão da Paraíba, encerrou as festividades alusivas a São Sebastião, o co-padroeiro da cidade, sem a participação maciça dos fieis como nos anteriores, por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Padroeiro de diversas cidades brasileiras, o santo é considerado o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, tendo se dedicado a zelar por quem precisava. Ele também é o padroeiro dos atletas e militares.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano 256. Mudou-se para a Itália, onde entrou para o exército, tornando-se o melhor soldado para o imperador Diocleciano.

No entanto, convertendo-se ao cristianismo, São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte por desobedecer aos seus comandos.

São Sebastião - Reprodução de Internet

Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas, porém não morreu, tendo sido salvo por uma viúva chamada Irene, que ajudou a curar todos os seus ferimentos.

Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte, com a ordem de que o seu corpo fosse jogado no esgoto para nunca ser venerado.

Uma mulher chamada Luciana recolheu o seu corpo, e em sonho, Sebastião pediu-lhe que o sepultasse nas proximidades das catacumbas dos apóstolos.

Anos mais tarde, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, mandou construir a Basílica de São Sebastião, dando início ao culto ao mártir.

São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C., sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao Cristianismo.

Capela de São Sebastião, co-padroeiro da cidade de Juru - PB, preparada para receber os fieis, cumprindo recomendações de distanciamento - Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário