segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Presidente do TSE defende adoção do voto facultativo

Ministro Luis Roberto Barroso diz que Brasil iniciou transição para o voto facultativo: “Modelo ideal é o voto facultativo”

bfac019ads8mdwvwvgx3zm9gt - Barroso diz que Brasil iniciou transição para o voto facultativo: "Modelo ideal"

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso , disse neste domingo (06) em entrevista à Folha que o Brasil iniciou transição para o voto facultativo , em razão da alta abstenção nas eleições — e defendeu a adoção do modelo futuramente.

“Acho que o voto hoje no Brasil é praticamente facultativo porque as consequências de não votar são pequenas. Por isso, um comparecimento de mais de 70% durante a pandemia merece ser celebrado. Acho que a gente começa a fazer uma transição. O modelo ideal é o voto facultativo e em algum lugar do futuro não muito distante ele deve ser.”

Segundo Barroso, o momento para a adoção ainda não é o idea l porque a democracia brasileira “ainda é jovem e, portanto, ter algum incentivo para as pessoas votarem é positivo”.

“Nos países de voto facultativo você incentiva a polarização, porque os extremos não deixam de comparecer, e os moderados muitas vezes deixam. Portanto, também por essa razão, ainda prefiro voto obrigatório com sanções leves como é no Brasil”, complementou.

Fonte: IG - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário