sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Inácio de Lacerda, o 'Maradona Juruense'

SEM QUERER 'COMPARAR NOSSO SENHOR COM ZÉ BUCHUDO', COMO SE DIZIA ANTIGAMENTE, MUITAS SÃO AS SEMELHANÇAS DE INÁCIO COM MARADONA

Ler a respeito do craque Diego Armando Maradona e rever suas impressionantes jogadas, principalmente agora quando o mundo da bola se rende a sua habilidade e o reverencia após sua morte, é difícil não comparar o polêmico ex-jogador argentino com Inácio Delmiro, um dos melhores jogadores de todos os tempos do futebol juruense.

Embora não falte quem diga que se queira "comparar Nosso Senhor com Zé Buchudo", como ainda se diz aqui em nós, não há nenhum exagero na semelhança dos dois. Em tudo, são parecidíssimos: baixinhos, marrentos, abusados e muito habilidosos dentro das quatro linhas.

Inácio de Lacerda, como é conhecido o baixinho juruense de pernas tortas, chamava a atenção de todos dentro do campo da mesma forma que o baixinho argentino impressionava com seus dribles desconcertantes. Mesmo debaixo de pancadaria, não havia zagueiro que o segurasse. Assim, pois, como Maradona, Inácio deitava e rolava com a bola em jogadas que terminavam sempre dentro do gol. 

Apesar de ser conhecido como Inácio de Lacerda, numa referência ao seu padrasto, Cabo Lacerda, ele era filho de outro policial militar que foi transferido para trabalhar em Juru e se apaixonou pela bela Zelita Bento, o monteirense Sargento Heleno.

Fominha igual Maradona, Inácio grudava na bola como quem a queria só para si e não dava um só passe pra ninguém - uma irritação dos seus companheiros de equipe que se transformava em alegria quando o goleiro adversário era vencido.

Já um cinquentão e obeso para sua pequena estatura, Inácio abandonou os campos de futebol. Hoje, limita-se a assistir os jogadores atuais maltratarem a redonda, sem nenhuma afinidade com ela.

Depois de morar durante um bom tempo em São Paulo, para onde a matriarca da família levou a sua prole, Inácio retornou para sua terra. É em Juru que ele se sente no paraíso. Apaixonado declarado por Juru e pelo Flamengo, ele se esconde em sua pequena e aconchegante chácara, localizada no sítio Barra dos Costas, onde se reúne com os amigos em torno de uma mesa rústica para degustar uma boa bebida e saborear comidas típicas da terrinha.   

Há, no entanto, uma única diferença entre Inácio e Maradona: enquanto o baixinho juruense tem medo de altar e não quer saber de casamento, o craque argentino perdeu a conta de quantas vezes se casou e é pai de 11 filhos, todos reconhecidos pelo ex-jogador.

Veja fotos do 'exilo voluntário' de Inácio no seu paraíso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário