domingo, 13 de dezembro de 2020

Dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas

EM 13 DE DEZEMBRO, CATÓLICOS COMEMORAM O DIA DE SANTA LUZIA, PADROEIRA DOS OLHOS E DA VISÃO

Santa Luzia é conhecida por ser a protetora dos olhos

Santa Luzia é conhecida por ser a protetora dos olhos - Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembroEsta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “padroeira dos olhos e da visão”, para os católicos.

Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas. Aliás, Santa Luzia, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.

A história de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada.

Origem do Dia de Santa Luzia

Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia (ou Santa Lúcia e mesmo Santa Luz) é celebrado atualmente no dia 13 de dezembro.

No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de Dezembro, no hemisfério norte).

As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia. No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica.

Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.

https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-santa-luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário