terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Dia de Nossa Senhora da Conceição

08 DE DEZEMBRO: DATA DE GRANDE SIGNIFICADO PARA A IGREJA CATÓLICA EM RAZÃO DA CELEBRAÇÃO DA IMACULADA CONCEIÇÃO 

Imaculada Conceição

Celebrado no dia 08 de dezembro, O dia da Imaculada Conceição é feriado nacional. Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 08 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.

Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

https://www.calendarr.com/portugal/imaculada-conceicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário