quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Assédio na Assembleia Legislativa de São Paulo

Deputada Isa Penna afirma que se sente “exposta e violada”; Fernando Cury nega que houve tentativa

assédio na alesp - ASSÉDIO NA ALESP: Isa Penna afirma que se sente "exposta e violada"; deputado nega que houve tentativa

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) afirmou na última quinta-feira (17), em entrevista à CNN que se sente “exposta e violada” após o episódio ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), quando o deputado Fernando Cury (Cidadania) foi filmado assediando a parlamentar ao abraçá-la por trás e tocar nos seios dela.

“Eu me sinto absolutamente exposta, eu me sinto absolutamente violada em diversos sentidos. Seja pelas minhas prerrogativas enquanto mulher eleita, pela prerrogativa das minhas funções, exercendo meu trabalho, exercendo meu papel ali, discutindo o orçamento. Eu me sinto enojada”, afirmou a deputada.

A parlamentar registrou boletim de ocorrência a respeito do fato, acusando o colega do crime de importunação sexual, que, de acordo com o artigo 215-A do Código Penal, significa “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

“O assédio é uma constante nos espaços políticos de poder”, disse Isa Penna, rememorando a sua vivência também como vereadora de São Paulo, quando ocupou mandato parlamentar enquanto suplente.

A deputada do PSOL afirma que essa banalização de situações como a que foi gravada é perceptível por características da própria cena, que foi gravada durante uma sessão do plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na frente do presidente da Casa, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB).

“Tinham as câmeras, tinha o presidente. E ele se sentiu livre, se sentiu à vontade”, afirma Isa Penna. “Ele não considera as mulheres tão dignas de respeito quanto ele, enquanto ser humano. Ainda que ele não tenha total consciência disso, ele deu uma demonstração clara da onde ele vem, da onde vem essa formação”.

A parlamentar defende uma reação política ao episódio, mas diz ter pouca esperança de que isso se concretize. “Nunca eu vi um deputado sequer sofrer uma sanção”, afirma. “O espaço do parlamento é violento, o assédio é cotidiano”.

Deputado Fernando Cury nega tentativa de assédio

Por meio de nota, o deputado Cury afirmou que não teve intenção de desrespeitar Isa Penna e que não houve tentativa de assédio. Ele disse ainda que costuma “abraçar” outras colegas da ALESP. Ontem (17), Cury já havia discursado na Assembleia e se desculpou com a deputada, afirmando que, no seu entendimento, as imagens não mostram “nada de mais”.

Veja a nota:

“A respeito dos fatos citados, esclareço que em nenhum momento houve o sentido de desrespeitar a colega deputada Isa Penna durante esse gesto.

De fato, me aproximo dela para participar da conversa junto ao presidente da Casa, sem incitação ou conotação de tal cunho relacionado à violência contra a mulher.

No momento, ao perceber a reação da deputada Isa Penna, fiz questão de pedir desculpas para evitar qualquer mal entendido.

Logo no começo do vídeo divulgado, se exibido na íntegra, é possível ver que estou “abraçado” a outro colega deputado, demonstrando assim que meu comportamento em nada tem a ver com a denúncia.

No próprio plenário, já me pronunciei sobre o caso e fico à disposição para qualquer esclarecimento.

Sou casado, pai de dois filhos e reconheço a importância de um bom exemplo dentro de casa.

Recrimino todo tipo de abuso e violência contra a mulher, e reforço meu respeito e luta para nessa questão de grande relevância e destaque para nossa sociedade.

Fernando Cury, deputado estadual”

Partido Cidadania repudia caso

O partido de Cury, Cidadania, repudiou o caso por meio de nota e afirmou que está analisando as imagens e que exigiria explicações do deputado. O Cidadania, que é uma dissidência do PCB, tem histórico de defesa dos direitos das mulheres.

“Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania, analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que, ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas.

A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher, que nenhuma pessoa pode macular. 

Brasília, 17 de dezembro de 2020

Arnaldo Jardim – presidente estadual do Cidadania de São Paulo

Roberto Freire – presidente nacional do Cidadania”

VEJA VÍDEO DO MOMENTO EM QUE CURY PASSA A MÃO NO SEIO DE ISA PENNA

Fonte: CNN - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário