segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Abstenção maior que os votos do vencedor em 10 cidades e em 23 foi maior que o 2º colocado

SEGUNDO TURNO: abstenção foi maior que os votos do primeiro colocado em 10 cidades – VEJA QUAIS SÃO

urna partidos - SEGUNDO TURNO: abstenção foi maior que os votos do primeiro colocado em 10 cidades - VEJA QUAIS SÃO

O índice de abstenção no segundo turno das eleições municipais 2020 bateu recorde de 29,47% (11.116.373 eleitores decidiram não votar). Um levantamento realizado pelo jornal Metrópoles, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que das 57 cidades que tiveram segundo turno, em dez a abstenção foi maior que o total de votos recebidos pelo vencedor e em 23 foi maior que o segundo colocado.

Dos 10 municípios, três foram capitais: Goiânia-GO, Porto Velho-RO e Rio de Janeiro-RJ. Goiânia, aliás, foi o município com o maior índice de abstenção; com 36,75%. Por lá, Maguito Vilela (MDB), que não fez campanha por estar intubado diagnosticado com Covid-19 desde o primeiro do turno da eleição, foi eleito com 277.497 votos contra 250.036 do senador Vanderlan Cardoso (PSD). A quantidade de eleitores que se abstiveram foi maior: 356.949.

Os 10 municípios onde houve mais abstenção que votos no candidato eleito foram: Goiânia-GO; Porto Velho-RO; Rio de Janeiro-RJ; Campinas-SP; Franca-SP; Governador Valadares-MG; Petrópolis-RJ; Piracicaba-SP; Ribeirão Preto-SP; e São Gonçalo-RJ.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que, tradicionalmente, o segundo turno das eleições possui maior quantidade de abstenções do que o primeiro, creditou a deste ano à pandemia da Covid-19. No primeiro turno, 34.121.874 eleitores não votaram, uma taxa de abstenção de 23,14%.

Abstenção maior que o 2° colocado

Já comparado o número de abstenção com o desempenho do candidato derrotado nesse segundo turno, em 23 municípios a taxa foi maior que o número de votos válidos do 2º colocado.

Destes 23,  foram cinco capitais: Aracaju-SE, Maceió-AL, Porto Alegre-RS, Rio Branco-AC e São Paulo-SP.

Em São Paulo, por exemplo, o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) obteve 3.169.121 votos, e o segundo colocado, Guilherme Boulos (PSOL), conseguiu 2.168.109 votos. A abstenção na capital paulista foi de 2.769.179, o que corresponde a 30,81%.

As demais cidades foram: Anápolis-GO; Bauru-SP; Blumenau-SC; Boa Vista-RR; Canoas-RS; Cariacica-ES; Juiz de Fora-MG; Limeira-SP; Mogi das Cruzes-SP; Pelotas-RS; Praia Grande-SP; Santa Maria-RS; São João de Meriti-RJ; São Vicente-SP; Serra-ES; Sorocaba-SP; Taubaté-SP; e Vila Velha-ES.

Fonte: Polêmica Paraíba com Metrópoles - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário