terça-feira, 10 de novembro de 2020

Eleitor não pode ser preso a partir de hoje

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira; regra é válida até 48 horas após o fim da votação, no domingo

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir de hoje, até 48 horas após o fim da votação em primeiro turno, no domingo (15), nenhum eleitor pode ser preso.

Essa regra consta no código eleitoral e de acordo com o cientista político e professor da IBMEC de Brasília Ricardo Caichiolo, foi criada em 1932 no governo Getúlio Vargas para proteger eleitores e candidatos de perseguições políticas e garantir que o máximo de pessoas possam votar.

Mas dentro dessa lei há 3 exceções que permitem a prisão do eleitor: a primeira é se a pessoa for pega cometendo um crime em flagrante, por exemplo se for detida numa perseguição policial ou as autoridades descobrirem sua participação em um crime recente. A segunda é se houver sentença condenatória contra a pessoa por crimes inafiançáveis como racismo tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos ou terrorismo. A última exceção é para autoridades que desobedecerem o salvo conduto, isto é, impedirem eleitores de votar através de violência moral ou física.

Mesários, fiscais de partidos políticos e candidatos também estão protegidos pela lei e só poderão ser presos caso sejam pegos em flagrante ato criminoso.

Agência Brasil -  Por Nelson Lin - São Paulo - Edição: Joana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário