sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Senador flagrado com dinheiro na cueca pede licença do cargo

Flagrado com dinheiro escondido na cueca, senador Chico Rodrigues pediu licença de quatro meses


O senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, se licenciou do cargo
O senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, se licenciou do cargo

O senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, se licenciou do cargo na última terça-feira (20). Quem assume o posto no Senado é o suplente, o filho dele.

As conversas para convencer Chico Rodrigues, do Democratas, a se afastar voluntariamente começaram na sexta-feira (16). À frente da negociação estava o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do mesmo partido de Chico Rodrigues.

Às 08h30 de terça, o senador, que foi flagrado pela Polícia Federal com R$ 33 mil escondidos na cueca, finalmente apresentou o pedido de licença, por 90 dias.

Por esse período, Chico Rodrigues não seria obrigado a passar o cargo para o suplente, que é o filho dele, Pedro Arthur Rodrigues, e poderia voltar ao cargo a qualquer momento.

A solução não agradou a Davi Alcolumbre e outras lideranças do Senado, que defendiam uma licença mais longa. Chico Rodrigues teria que se afastar por ao menos quatro meses, para permitir a convocação do suplente. Um gesto para deixar clara a disposição dele de se distanciar das funções e, assim, evitar mais desgastes com o Supremo Tribunal Federal e a obrigação de o plenário do Senado decidir no voto sobre o afastamento dele.

Chico Rodrigues foi mais uma vez pressionado e cedeu de novo. No início da tarde, pediu a ampliação da licença para 121 dias.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, foi comunicado em seguida e tornou sem efeito a decisão dele da semana passada que mandou afastar o senador. O julgamento pelo plenário da decisão de Barroso, marcado para quarta-feira (21), também foi cancelado. A investigação da Polícia Federal contra Chico Rodrigues vai seguir normalmente. Mesmo de licença, ele não perde o foro privilegiado.

A licença também não impede que o Conselho de Ética do Senado analise o pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi feito pelos partidos Cidadania e Rede, mas as atividades do conselho estão suspensas por causa da pandemia. O presidente do Senado é quem tem poder de propor mudanças na resolução para reabrir o conselho.

“Estamos aguardando a palavra do presidente Davi Alcolumbre sobre o tema, que não se manifestou ainda apesar do escândalo nacional. Já cobramos o presidente Davi Alcolumbre e espero que hoje ele faça sua manifestação, uma vez que o Brasil inteiro espera uma resposta com relação a este problema, mais um problema que atinge a imagem do Senado”, afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Questionado, Alcolumbre disse que vai consultar os senadores no início de novembro: “Eu não posso, por uma conveniência ou não, de um assunto ou outro, decidir sozinho isso. Tenho que dividir com todos que estão preocupados com o coronavírus.” 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário